Águia auxilia em curso de mergulho autônomo do Corpo de Bombeiros, em Panorama/SP
19 de março de 2012 1min de leitura
19 de março de 2012 1min de leitura
Oito tenentes e quatro soldados do 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros, situado em Marília/SP, participaram de mais uma etapa do curso de formação de especialistas em mergulho autônomo. O treinamento, iniciado há três semanas, tem como objetivo habilitar oficiais e praças a realizar o procedimento a profundidade de até 39 metros.
Na primeira etapa, realizada em uma piscina, eles recebem instruções acerca do uso dos equipamentos, contato com a água, métodos de busca, execução e montagem de operação de mergulho, além de sinalização e comunicação subaquática.
Já na segunda parte do curso, as mesmas tarefas foram executadas no Rio Paraná, em Panorama. Ontem (18/03), na fazenda São Francisco, os bombeiros encerraram mais uma fase do curso, com o treinamento de salto para mergulho. Para a ação, foi usado o helicóptero Águia da Polícia Militar de Bauru.
“É raro utilizarmos esta técnica, já que nossos rios e represas são muito rasos, com uma profundidade média de 15 metros. Ainda assim é importante esse treinamento, pois esses bombeiros em algum momento podem dar apoio em outra região do Estado e estarão preparados para saltar da aeronave”, afirma o capitão Renato Carbonari.
Ainda de acordo com Carbonari, o curso será encerrado nos próximos dias. Hoje, eles receberão instruções sobre como reflutuar um veículo. Amanhã, atividade será em Chavantes, onde os bombeiros vão mergulhar a 39 metros. Na sexta-feira, o treinamento será para buscas com uso de bússola e GPS.
Fonte: Diário de Marília.
Foto: Ricardo Prado.
Enviar comentário