Águia 02 da PM de Santa Catarina resgata vítima de queda de cachoeira, em Florianópolis
17 de fevereiro de 2017 1min de leitura
17 de fevereiro de 2017 1min de leitura
Santa Catarina – No dia 14/02, um homem de cerca de 30 anos precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros como o apoio do helicóptero Águia 2 do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, após cair entre duas pedras ao tentar pular em uma cachoeira, no Saco Grande.
Com suspeita de fratura na lombar e sem conseguir sentir as pernas, ele foi socorrido em um local de difícil acesso, próximo às antenas, e encaminhado ao Hospital Celso Ramos.
A vítima estava com o tio no entorno da cachoeira, quando escorregou em uma das pedras e caiu de uma altura de 3 metros em uma vala. O homem ficou preso entre as pedras e teve escoriações por todo o corpo.
Por se tratar de um resgate em uma área de acesso restrito, o Corpo de Bombeiros precisou pedir ajuda ao helicóptero Águia 2 (AW119ke) da PM. Como não havia a possibilidade de pouso próximo à vítima, dois tripulantes desceram da aeronave com uma maca e equipamentos médicos.
O helicóptero pousou em uma trilha, localizada a 10 minutos do local, de onde foi feito o desembarque a baixa altura de dois tripulantes que partiram para prestar auxílio. Logo em seguida, dois bombeiros do GBS (Grupo de Busca e Salvamento) chegaram à cachoeira.
Para o resgate do homem, que tem mais de 100kg, foi necessário amarrar a maca em árvores para que ela fosse puxada para cima das pedras. “As pedras da região são bastante escorregadias e essa fase da operação foi bastante complicada”, explica o capitão Mateus Szpoganicz, do Águia 2.
Para o embarque no helicóptero, a aeronave precisou pairar a meio metro do chão. A operação chegou ao fim apenas às 17h55, quando o homem foi recebido pela ambulância do Samu no heliporto da Beira-mar Norte.
Fonte: Com informações de ND e mídias sociais.
Enviar comentário