Águia 01 e Arcanjo 03, em ação integrada, localizam avião agrícola acidentado; piloto não sobreviveu
23 de fevereiro de 2017 2min de leitura
23 de fevereiro de 2017 2min de leitura
Santa Catarina – Uma aeronave de pequeno porte caiu em Garuva, no norte de Santa Catarina, no início da manhã desta quinta-feira (23). Segundo a equipe do helicóptero Águia 01 da Polícia Militar, a queda foi em uma área de vegetação no Monte Crista, por volta das 7h15. A vítima foi atendida ainda com vida pela equipe médica, porém, apesar dos esforços, o piloto não resistiu aos graves ferimentos e faleceu.
Conforme a 2ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, a aeronave de matrícula PT-WBO sobrevoava uma plantação de bananas para aplicação de defensivos agrícolas no momento da queda. Segundo o registro da aeronave na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o avião é do modelo Piper Pawnee PA 25-235. O operador está registrado como Seragri Servicos Aero Agricolas Ltda Me.
A aeronave foi localizada pelo helicóptero Arcanjo 03 do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, que tem médico e enfermeiro, além de medicamentos e equipamentos para socorro.
“Nossa equipe constitui uma Unidade de Pronto Atendimento [UTI] aérea que atendeu a vítima”, explicou o capitão André Pratts. O piloto foi identificado como José Artur Pinto Guimarães.
A ocorrência teve apoio de moradores próximos ao local e o auxílio da equipe do helicóptero Águia da PM e do Arcanjo do Bombeiro. “Quando chegamos, ele estava consciente, recebeu os primeiros atendimentos da equipe médica, teve uma parada cardíaca e veio a óbito”, disse o capitão Leandro Edison da Rosa, comandante de operações aéreas da PM.
Ainda não há informações sobre as causas do acidente. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), uma equipe do Seripa (Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes) 5, de Porto Alegre, está em deslocamento para o local do acidente. A ocorrência seria investigada para fins de prevenção.
“A ação inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, ouvir relatos de testemunhas e reunir documentos. A investigação realizada pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes) tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.”, informou o Cenipa, em nota.
Local de difícil acesso
Segundo o capitão da PM, o local da queda era de difícil acesso e as equipes do helicóptero Águia 01 da PM e do helicóptero Arcanjo 03, dos bombeiros, precisaram pousar a 200 metros de onde estava a aeronave.
Fonte: Twitter Arcanjo 03, 2ªCia do BAPM de Joinville e G1 e UOL.
Enviar comentário