Santa Catarina – Um incêndio no 10º andar de um edifício no Centro de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, destruiu dois apartamentos por volta das 15h30min deste sábado. O jogador de futsal Falcão, da Malwee/Cimed, é um dos moradores do prédio. A residência do atleta não foi atingida pelas chamas.

Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado no apartamento de um casal que havia viajado para a praia. As chamas se alastraram para o apartamento ao lado, onde estavam três moradores.

— As chamas estavam a uma parede das vítimas, que estavam na sacada. Se não fossem resgatadas logo, poderiam morrer queimadas — relata o comandante do Corpo de Bombeiros em Jaraguá do Sul, Robson Manske.

Três vítimas foram levadas ao hospital com intoxicação pela fumaça, mas não sofreram ferimentos. Cinco viaturas de combate a incêndio foram mobilizadas para conter o fogo, que só foi extinto após três horas de trabalho dos bombeiros.

Três pessoas foram resgatadas da sacada do prédio pelo Helicóptero Águia 01 da Policia Militar, usando a técnica de rapel, um resgatista desceu pelo cabo até a sacada onde estavam os moradores, colocou uma cadeirinha de resgate e içado pela aeronave deslocou do prédio em chamas até um terreno baldio que fica nas proximidades e assim se repetiu por mais 2 vezes o procedimento.

Seguência do salvamento:

Um dos socorridos muito emocionado agradeceu a coragem e a dedicação do Sd Luiz, “ Ele arriscou sua vida descendo no Rapel para nos tirar do prédio e a todo momento ele nos acalmava” , disse Fabio Santos 30 anos resgatado pelo Águia 01.

O Major do GRAer (BAPM/SC), Nelson Henrique Coelho, conta que em 18 anos de atividade esse foi o primeiro resgate feito de helicóptero de um prédio em chamas. Por conta da altura, o resgate não poderia ser feito com o auxílio da escada magirus, que tem no máximo 24 metros, já que o prédio deve ter 40 metros de altura.

Equipe que realizou o salvamento


Fonte: A Notícia – Clicrbs e BAPM/SC