Agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil de São Paulo iniciam curso de Drone no Grupamento Aéreo da Polícia Militar
09 de maio de 2017 2min de leitura
09 de maio de 2017 2min de leitura
São Paulo – Recentemente, a Prefeitura de São Paulo, junto com as Secretarias de Segurança Urbana e Inovação e Tecnologia, lançou o programa Dronepol, que vai monitorar áreas de difícil acesso, ocupações em áreas de risco e grandes eventos com a ajuda de drones.
Para dar início a esse avanço na segurança, o Secretário José Roberto recebeu os primeiros agentes da GCM e da Defesa Civil do município que serão treinados para pilotar os drones. O curso, que teve início nesta terça-feira (9), acontece no Aeroclube de São Paulo no Aeroporto Campo de Marte e é realizado pelo Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo.
O Coronel PM Carlos Eduardo Falconi, Comandante do Grupamento Aéreo, fez a abertura oficial do curso. Para coordenar o Dronepol da Prefeitura, foi designado o Coronel da reserva da Polícia Militar, Rogério Vieira Peixoto. Peixoto foi piloto dos Águias da PM de São Paulo por mais de 20 anos e possui experiência na aviação policial e civil (Saiba mais). A prefeitura de São Paulo irá operar 07 drones, sendo 04 Inspire 1 e 04 Phantom 4 da DJI e 01 X820 da Dahua Technology.
“Essa parceria entre o Município e o Estado são fundamentais para o sucesso desse novo projeto. Estamos agora focados no treinamento e na preparação de nossos profissionais e os Águias da PM de São Paulo nos ajudarão com um curso de qualidade”, disse Peixoto, coordenador do Dronepol. “Estamos também tratando com o DECEA (ICA 100-40) um acordo operacional e alinhando nossas diretrizes de operação conforme a nova regulamentação da ANAC (RBAC-E 94) para que iniciemos nossa operação com segurança e conforme as normas”, complementou Peixoto.
Participam do curso 07 Guardas Civis Metropolitanos, 02 agentes da Defesa Civil do Município, 04 bombeiros do Corpo de Bombeiros de São Paulo e 05 policiais militares do Grupamento Aéreo. As aulas serão ministradas por instrutores do Grupamento e que possuem larga experiência na aviação e na operação de drones.
O Tenente Coronel PM Paulo Luiz Scachetti Junior do Grupamento Aéreo é o coordenador do curso. “Além da importante integração, levaremos conhecimento e doutrina aeronáutica para uma atividade em desenvolvimento, por isso montamos um curso baseado nos conceitos consagrados da aviação”, disse o Ten Cel PM Paulo.
O curso terá 10 dias de duração e possui matérias assemelhadas à aviação, porém com algumas adaptações, como por exemplo, Conhecimentos Técnicos, que trata mais de sistemas eletrônicos.
Bombeiros, policiais militares, guardas e agentes terão aulas teóricas de meteorologia, segurança de voo, teoria de voo, regulamento aeronáutico, operação e doutrina de RPA e navegação. O curso terá ainda um módulo prático. O curso começou com a matéria de Meteorologia ministrada pelo Maj PM Gomes, piloto do Grupamento Aéreo.
Enviar comentário