Agente de polícia da PCSC assume board da IEDO – International Emergency Drone Organization
19 de abril de 2024 1min de leitura
19 de abril de 2024 1min de leitura
Santa Catarina – A Polícia Civil de Santa Catarina está representada na maior Comunidade Internacional de Pilotos de Drones (RPAS) de segurança pública e resgates. A Agente de Polícia e Piloto de drone Mylena Gomes Espíndola, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), foi eleita em 2024 para compor o Conselho de Liderança da International Emergency Drone Organization (IEDO), associação internacional sem fins lucrativos, com sede em Versailles, na França.
Fazer parte do Conselho de Liderança significa que a policial civil catarinense estará envolvida na tomada de decisões e estratégias do IEDO. Para as demais comissões foram eleitos policiais/bombeiros da França, Estados Unidos, Portugal, Itália, Croácia, Hungria, Bélgica, Luxemburgo e Holanda. Esta é a primeira vez que um policial da América do Sul ocupa uma vaga no Conselho de Liderança da IEDO, demonstrando o compromisso da Polícia Civil de Santa Catarina em estar alinhada às boas práticas internacionais do uso de drones em ações de segurança pública e resgate.
A Agente de Polícia Mylena Gomes Espíndola ressaltou a importância da utilização de drones nas ações policiais, apoiando equipes que operam em solo, para reduzir a exposição dos policiais aos riscos e ajudando a proteger os operadores que atuam em áreas violentas. “Na perspectiva da investigação criminal, o drone é utilizado para coleta de informações em áreas sensíveis com voos furtivos, cujas imagens capturadas são utilizadas como prova em processos criminais”, observou.
A IEDO é a maior Comunidade Internacional de Pilotos de UAS (drones) de segurança pública, composto por policiais especialistas em drones e robótica de 55 países, todos dedicados à proteção à vida e resgate. Os objetivos da associação contemplam promover a robótica e os drones que salvam vidas, apoiar o intercâmbio de conhecimentos em âmbito internacional e nacional e desenvolver iniciativas de formação, com fortes valores de partilha colaborativa e apoio mútuo, com uma forte ética de neutralidade em relação aos interesses comerciais, políticos, econômicos, religiosos e ideológicos.
A IEDO possui três Comissões: International Commission Head, Police Drone Commission Head, Fire & Rescue Drone Commission Head, todos vinculados ao Conselho de Liderança.
Enviar comentário