A AgustaWestland anunciou recentemente que a Agência Nacional de Polícia do Japão (JNPA) assinou contrato para aquisição de três novos helicópteros biturbinas médios AW139.

Esses helicópteros serão utilizados pela Polícia Metropolitana de Tóquio, Polícia de Nagaono e Polícia de Hokkaido para executar diversas missões de segurança pública. Os helicópteros deverão entrar em serviço em 2013. Com esse contrato, o número de encomendas para a aviação de segurança pública do Japão já chega a sete aeronaves.

Andrew Symonds, da AgustaWestland, disse: “Estamos orgulhosos por termos sido escolhidos pelo governo japonês e pela JNPA em particular para fornecer mais três helicópteros AW139. O AW139 é uma aeronave ideal para fornecer capacidade operativa em toda a exigente faixa de requisitos das missôes do JNPA. Esta compra reforça ainda mais a relação da AgustaWestland com a JNPA, aproveitando o sucesso estabelecido com as aeronaves AW109 Power. Estas aquisições elevam para mais de trinta helicópteros AW139 encomendados por clientes no Japão, um número notável para um helicóptero que está em serviço em um curto período de tempo, e confirma fortemente a posição do AW139 como o helicóptero biturbina médio mais avançado e capaz disponíveis hoje na categoria.”

O AW139 foi escolhido depois de uma avaliação rigorosa e abrangente para garantir que ele pudesse cumprir seus exigentes requisitos de missão e segurança. Todas as três aeronaves AW139 virão com vários equipamentos e acessórios, incluindo radar meteorológico, farol de busca, gancho de carga, guincho de salvamento, fast rope e rapel, sistema de alto-falante, pás do rotor principal com pintura de alta visibilidade e apoio de esquis para neve. Os avançados sistemas de aviônicos selecionados incluem uma câmera Cineflex T14, que é personalizado no Japão, Satellite Based Augmentation System (SBAS) capable GPS, Traffic Collision Avoidance Sistema (TCAS) e sistema de alerta de proximidade de terreno (EGPWS).

O AW139 oferece níveis superiores de segurança em missões de segurança pública devido ao seu desempenho líder na sua categoria, como capacidade operativa em voo monomotor, a redundância de sistemas e níveis superiores de resistência à choque (crashworthiness).

Este contrato fortalece ainda mais a presença do AW139 no mercado de helicópteros japonês, onde mais de trinta helicópteros já foram encomendados por clientes que incluem o Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio, Guarda Costeira do, All Nippon Helicopter (NHK), TV Kansai, Agência de Polícia Nacional do Japão, Prefeitura de Saitama e  Prefeitura de Hiroshima.

Com mais de 560 aeronaves encomendadas em mais de 50 países por quase 160 clientes e 400 unidades já em operação, o AW139 é o helicóptero biturbina médio mais vendido no mundo. Diversos operadores que realizam combate a incêndio, apoio a catástrofes, operações de socorro e EMS selecionaram ou já estão operando o AW139 em muitos países, incluindo EUA, Canadá, Itália, República da Coréia, China, Malásia e Austrália. O sucesso da AgustaWestland no mercado de helicópteros japonês continua crescendo com fortes vendas nos últimos anos.

A AgustaWestland abriu, em 2008, uma sede de novos negócios regionais em Tóquio, em sinal de apoio ao Japão. A frota de helicópteros no Japão também é atendida por três centros de serviços que fornecem serviços de manutenção e reparação.

Fonte: AgustaWestland.