Aeronaves FÊNIX da PMDF têm papel fundamental na busca e captura de criminosos no DF
05 de agosto de 2019 6min de leitura
05 de agosto de 2019 6min de leitura
Com o apoio decisivo das aeronaves FÊNIX, somente no mês de julho de 2019, o CPAER/PMDF atuou Direta e ativamente na localização de 11 veículos, 01 caminhão e 01 motocicleta furtados/roubados,recuperação de mais de R$ 130.000,00 e prisão de 14 indivíduos em situação de flagrante.
A rápida intervenção das aeronaves da Corporação nas mais variadas ocorrências policiais aumentou a efetividade nos resultados obtidos, traduzindo-se em ocorrências exitosas ao longo do mês de julho, dentre as quais, cabem destacar:
– No dia 04, o FÊNIX foi acionado para localizar e interceptar um caminhão, com carga avaliada em 127 mil reais, que havia sido roubado e tendo o motorista como refém. Uma viatura do 1º BPChoque localizou o caminhão e o acompanhou por vários quilômetros da BR-070 sem conseguir abordá-lo, pois o motorista recusava-se a parar o veículo e fechava a viatura a qualquer tentativa de aproximação. Após perceber a presença da aeronave, com os fuzis dos tripulantes operacionais apontados para a cabine do caminhão, o motorista atendeu a ordem de parada, sendo abordado e preso pelas equipes de solo.
– No dia 11, O FÊNIX 03 retornava de outra ocorrência quando os policiais da tripulação copiaram na rede rádio que um Fiat/Uno de cor branca, com duas mulheres havia cometido uma série de furtos em área comercial no centro da Capital, tomando sentido de Taguatinga.
Após alguns minutos, a aeronave localizou o veículo que, percebendo a proximidade da aeronave, tentou empreender fuga. As criminosas tentaram se esconder na multidão de um supermercado, porém a aeronave pousou no estacionamento da loja e os tripulantes operacionais desembarcaram e realizaram a prisão. Todos os itens furtados foram recuperados.
– No dia 13, por volta de 22h30, após monitoramento da frequência rádio, os policiais da tripulação copiaram um prefixo do 27º BPM solicitando apoio de outros prefixos para localizar um fugitivo que estaria nos telhados de um conjunto residencial. Imediatamente o FÊNIX 03 decolou em apoio, auxiliando as equipes de solo na localização do indivíduo no telhado de uma das residências, com emprego do potente farol de busca do helicóptero.
– Já no dia 14, após tomar conhecimento do roubo à residência de um policial militar no Setor Park Way, o FÊNIX decolou e seguiu para o local, pois havia informação de que os criminosos haviam roubado um Fiat/Uno do policial, juntamente com a arma da Corporação.
Em poucos minutos a aeronave localizou o veículos em fuga no Riacho Fundo I onde se iniciou um acompanhamento na região do córrego Canegay. Os criminosos abandonaram o veículo e, após uma troca de tiros com os tripulantes operacionais, embrenharam-se no denso matagal da região.
O veículo foi recuperado juntamente com alguns pertences particulares do policial militar, no entanto, os criminosos conseguiram fugir.
– Nesse mesmo dia, a aeronave também participou no apoio e localização de um veículo em Samambaia juntamente com os prefixos do PATAMO.
No dia 18, também após monitoramento da frequência rádio da Base-BAVOP, a aeronave decolou em apoio aos prefixos de ROTAM que perseguiam um veículo roubado em alta velocidade pela EPTG.
O condutor abandonou o veiculo roubado em uma chácara de Vicente Pires-DF e evadiu-se em área de mato. De posse das características físicas e de vestimentas, os policiais da tripulação localizaram um suspeito, que caminhava com tranquilidade em uma rua já bem afastada.
A aeronave pousou em uma área restrita e desembarcou os tripulantes operacionais, que alcançaram o suspeito cerca de 500 m à frente. O abordado confessou ser o autor do roubo e foi entregue às viaturas envolvidas na ocorrência.
– No dia 19, a aeronave localizou um veículo envolvido em roubos na região de Taguatinga-DF, onde o condutor foi preso e conduzido à delegacia pelos prefixos em solo.
– No dia 20, a Base-BAVOP copiou a solicitação de apoio de policiais do 15º BPM para localização de criminosos que haviam cometido roubo a coletivo e evadido-se em direção ao matagal do jóquei clube.
Mesmo antes de ser acionado, o FÊNIX decolou para apoio e, com emprego do farol de busca, em poucos minutos localizou os três suspeitos, indicando sua posição aos policiais em solo. Um dos abordados foi reconhecido pelo motorista do coletivo e estava de posse de um aparelho celular, provavelmente produto do roubo.
– No dia 22, enquanto retornavam de um apoio a outra ocorrência policial, a tripulação do FÊNIX 03 recebeu a informação de que viaturas estariam em acompanhamento a uma motocicleta roubada, porém já haviam perdido o contato visual com o referido veículo.
Instantes depois, na Avenida Elmo Serejo, os policiais do FÊNIX visualizaram a moto com dois indivíduos em alta velocidade nas quadras residenciais de Ceilândia-DF e passaram a acompanhar e repassar a localização aos prefixos em solo, que conseguiram realizar a abordagem e a prisão dos criminosos.
– No dia 24, o FÊNIX 03, mesmo sem ser acionado, decolou após copiar na rede-rádio que um Renault/Kwid, clonado e envolvido em uma série de furtos, fora visto próximo à Cidade Estrutural e novamente conseguiu localizar o veículo, acompanhando-o e orientando viaturas em solo até a abordagem, que ocorreu na região do SIA (CEASA).
– No dia 26, também acompanhando as frequências policiais, a tripulação da aeronave decidiu por decolar antes do acionamento, mais uma vez logrando êxito na localização de dois veículos roubados e na prisão de um individuo, próximo ao Recanto as Emas-DF e no Núcleo Bandeirante-DF; –
Já no dia 28, o policiais de serviço na Base-BAVOP copiaram a informação de que uma GM/S10, produto de furto, teria sido avistada próxima à Cidade Estrutural.
Imediatamente a tripulação optou por decolar para apoio aos prefixos e solo, mesmo sem ter sido acionada e, novamente, localizou o veículo que havia sido furtado horas antes em Taguatinga-DF. A localização do veículo foi informada aos prefixos da área, que conduziram a ocorrência.
Com base nos dados estatísticos da Seção de Operações de Voo – SOV, bem como relatos de pilotos e tripulantes operacionais acerca da efetividade do emprego, constatou-se que o sucesso em ocorrências policiais com emprego do vetor aéreo esta diretamente ligado ao tempo-resposta de chegada da aeronave no local.
Assim, apenas aguardar acionamento pelos prefixos de solo envolvidos na ocorrência gera, em alguns casos, um atraso de mais de 30 minutos no apoio das aeronaves FÊNIX, o que reduz drasticamente a efetividade do vetor aéreo no local.
Desde o final de maio de 2019, as tripulações de serviço passaram monitorar as frequências rádio das Unidades de Área da PMDF, decolando naquelas situações em que se percebe a efetividade do apoio da aeronave, diminuindo com isso o tempo de resposta do vetor aéreo às ocorrências policiais.
Geralmente, quando o COPOM aciona o FÊNIX para uma ocorrência, a aeronave já esta sobrevoando o local. Ainda assim, o Comando do CPAER/PMDF reforça a orientação a todos os policiais, para que acionem o helicóptero logo no início das ocorrências, visto que não é possível monitorar todas as frequências durante todo o serviço.
Enviar comentário