Em fase de ampla expansão no mercado de aeronaves especializadas, a Aeromot, com sede em Porto Alegre, esteve presente na LAAD Defence & Security, evento no qual reforça a sua presença neste segmento que tem crescido no Brasil. A empresa está apresentando desenvolvimentos próprios para diversas plataformas populares.

Lançamento do projeto AeroCITI

A Aeromot anunciou recentemente o lançamento do projeto AeroCITI – Aerocentro Integrado de Tecnologia e Inovação, concebido pela Aeromot. Localizado em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, o complexo será um novo polo industrial aeronáutico, integrando fabricação de aeronaves, inovação tecnológica e infraestrutura aeroportuária.

A Aeromot, estabeleceu a linha de montagem da Diamond Aircraft no Brasil. A iniciativa faz parte da expansão industrial da marca, reforçando o país como um polo de produção aeronáutica, no âmbito do redirecionamento das cadeias produtivas globais.

A Aeromot será responsável pela montagem da Diamond DA62, um bimotor a pistão com capacidade para até sete ocupantes, reconhecido por sua eficiência operacional, segurança e baixo custo de operação. A nova unidade fabril será instalada no AeroCITI, onde atuará como projeto âncora do complexo.

Assinatura com a Thales para sistemas de auto proteção de aeronaves

A Thales e a Aeromot assinaram um Memorando de Entendimento durante a LAAD 2025. Esta parceria tem como objetivo desenvolver e promover soluções que assegurem a auto proteção de aeronaves, ao mesmo tempo, em que melhoram significativamente a inteligência tática disponível para agências de segurança no Brasil e em toda a América Latina, especialmente em ambientes hostis.

Foto – Aeromot

O acordo destaca a sinergia entre a reconhecida expertise da Thales em sistemas e equipamentos de missão para aeronaves e a experiência consolidada da Aeromot na integração de sistemas de aeronaves de asas fixas e rotativas utilizadas por forças policiais e de segurança na região.

Como elemento central desta colaboração, a Thales fornecerá tecnologias de ponta, incluindo sistemas eletro-ópticos e infravermelhos, que possibilitam a detecção rápida, alerta e classificação de ameaças previamente não identificadas. Além disso, serão oferecidos links de dados, software e hardware necessários para a gestão simplificada de missões.

A Aeromot será responsável pela instalação, integração e certificação desses sistemas avançados em suas plataformas, garantindo que todos os padrões de segurança rigorosos sejam cumpridos e que a operação seja realizada eficientemente.

Um dos principais destaques da parceria é a promoção conjunta do sistema ELIX-IR da Thales, um sofisticado sistema de detecção e alerta de ameaças que permite a identificação, rastreamento, classificação e notificação em tempo real sobre uma ampla variedade de ameaças à fuselagem das aeronaves.

Essa tecnologia proporciona uma camada crítica de proteção para aeronaves utilizadas por forças policiais e militares em cenários de alto risco, aumentando significativamente a segurança e a capacidade de resposta a ameaças hostis, além de oferecer melhorias substantivas no planejamento estratégico das missões.

Novidade no setor de aeronaves multimissão

Estando entre as principais fornecedoras de aeronaves multimissão no país, é distribuidora exclusiva da Diamond Air, para a qual apresenta diversas soluções multimissão para os seus modelos incluindo uma variedade de sensores como radares de abertura sintética, sistemas eletro ópticos, e até mesmo equipamentos para rastreio de sinal telefônico.

A Aeromot ainda apresentou sistemas multimissão para aeronaves Caravan, King Air e o novo SkyCourrier, este último presente no stand da companhia na forma de uma maquete em escala, com camuflagem cinza e verde. O bimotor de asa alta poderá cumprir missões de combate a incêndio, evacuação aeromédica e receber sistemas de imageamento aéreo, inteligência de sinais entre outros.

Estas e outras plataformas podem receber uma série de equipamentos e sistemas de missão dedicados, conforme as especificidades do cliente.