Santa Catarina – Um homem de 29 anos ficou ferido em um acidente envolvendo um equipamento de voo livre, no início da tarde deste sábado (18/7), em Itapoá, no Norte catarinense.

paraglider

Inicialmente, bombeiros, policiais militares e equipes de atendimento haviam informado que se tratava de um ultraleve, mas o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) de Santa Catarina confirmou, por volta das 17h30, que o aparelho envolvido é utilizado para voo livre.

Um amigo do homem ferido, que estava no local no momento do acidente e não quis ter o nome divulgado, afirmou ao G1 que se trata de um paraglider motorizado.

Segundo o amigo, o homem mexia no motor do aparelho no momento em que se preparava para decolar, em um campo do Balneário Rainha. “O motor disparou e ele caiu sobre a hélice em movimento”, disse o amigo, que voaria em seu próprio aparelho.

img_4901Os bombeiros de Itapoá e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram a ser acionados, mas o ferido foi conduzido por pessoas que estavam no local do acidente até o Pronto-Atendimento de Itapoá, onde recebeu os primeiros socorros.

De acordo com o Pronto-Atendimento de Itapoá, o paciente deu entrada por volta das 15h e teve parte do couro cabeludo arrancado.

De lá, o homem foi transportado pelo helicóptero Águia da PM para o Hospital São José, em Joinville, aonde chegou pouco antes das 16h.

De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, o ferido deu entrada “orientado e lúcido”. Ele seria submetido a exames.

Segundo o Graer, a ocorrência não pode ser tratada como acidente aéreo, já que aconteceu antes da decolagem.