Neste domingo (4) uma ação conjunta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 RN), Central de Transplantes do RN e Governo do Estado do RN viabilizou o transporte aeromédico de uma paciente em estado grave que precisava com urgência de um transplante de fígado.

IMG000000000050283

A paciente, que estava internada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), recebeu no sábado (3) o parecer da médica hepatologista sobre a necessidade urgente do transplante. Após a confirmação de um doador compatível no Ceará, a Central de Transplantes do RN imediatamente conseguiu agilizar todo o processo para acolhimento da paciente naquele Estado. O Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, manteve contato com o gabinete civil do Governo do Estado que prontamente liberou seu avião para realização do transporte aeromédico, já que, em virtude da distância e do quadro clínico da paciente, não seria recomendado o transporte terrestre.

Uma equipe do SAMU 192 RN composta por 1 médico e 1 enfermeiro acompanhou a paciente durante o trajeto, que após 1 hora e 20 minutos de viagem, chegou no aeroporto de Fortaleza às 17h50 do domingo (4).

“Queremos destacar a agilidade de todos os parceiros nessa ação. Tanto da Central de Transplantes, que conseguiu a vaga, como a presteza do SAMU no cuidado com a remoção da paciente, a agilidade do secretário de saúde, Dr. Lagreca, no contato com o gabinete civil e a rápida liberação do avião, por parte do Governo do Estado. Numa ação como essa, cada minuto conta para salvar a vida do paciente”, disse a Coordenadora Geral do SAMU 192 RN, Cecília Picinin.

Fonte: ASCOM/SESAP