ABRAPAC premia policiamento ambiental por ações de combate ao “risco baloeiro” durante Jornada Aeronáutica 2017
30 de outubro de 2017 2min de leitura
30 de outubro de 2017 2min de leitura
São Paulo – Mais de 200 pessoas entre pilotos, profissionais da aviação civil e estudantes circularam pelo auditório do Hotel Nobile, em São Paulo, no último dia 25, durante as 10 horas de duração da Jornada Aeronáutica 2017, promovida pela Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC).
A Polícia Militar participou da Jornada com a palestra do Coronel PM Alberto Malfi Sardilli, Comandante do Policiamento Ambiental. Sardilli falou sobre o perigo baloeiro, as ações de combate ao crime e mostrou os resultados das ações preventivas e repressivas realizadas ao longo do ano, que culminaram em 190 balões apreendidos, no fechamento de 24 locais utilizados como fábricas de balões, na apreensão de material suficiente para a confecção de 500 balões e no valor de R$ 1,6 milhão em multas somadas.
O delegado de Polícia Federal Rubens Maleiner, com longa atuação e experiência na aviação, pois além de piloto e coordenador de aviação operacional da Polícia Federal, teve participação nas investigações do acidente do voo 1907 da Gol, em 2006, e do Citation 560 XL, prefixo PR-AFA, onde estava o candidato à presidência Eduardo Campos, em 2014. Maleiner abordou temas jurídico-penais e de segurança de voo, usando diversos casos reais para ilustrar como são realizadas as investigações no âmbito criminal.
Durante o evento houve também a apresentação do comandante Túlio Rodrigues sobre o projeto “Fadigômetro”; do comandante Amilton Camilo Ruas, sobre “O Tripulante de Aeronaves e a Radiação Ionizante”; do Dr. Claudio Antonio Federico, sobre pesquisas dos efeitos da radiação cósmica em sistemas aviônicos e do astronauta Marcos Pontes.
Além das seis palestras programadas para o evento, aconteceram homenagens, sorteios de livros e maquetes de avião da ABRAPAC, bem como a entrega do Prêmio ABRAPAC 2017 ao Policiamento Ambiental em reconhecimento à rápida resposta ao risco baloeiro, aos esforços e aos resultados obtidos em 2017.
O Prêmio ABRAPAC passa a fazer parte oficialmente da Jornada Aeronáutica, como forma de homenagear, a cada ano, aqueles que mais se destacaram na defesa da segurança de voo e da valorização da profissão de piloto de aviões.
Os palestrantes receberam placas de agradecimento das mãos dos diretores presentes – o presidente da associação, comandante Aldo Bien, o vice-presidente, comandante Rodrigo Bertacini, e o diretor de comunicação, comandante Daniel Ribas. Estiveram na Jornada ainda, o diretor suplente, comandante Renato Steinle, assim como os ex-diretores Gustavo Parise e André Pacheco.
Para saber mais sobre as Palestras Clique Aqui.
Enviar comentário