MARCUS VINICIUS BARACHO DE SOUSA
Capitão PMESP – Cmt BRPAe de SJRP

Está chegando o final do ano, é o momento de avaliar o que foi feito e se conseguimos atingir nossos objetivos. Bem, isso é com você, mas se alguma coisa não deu certo ou você ficou sem saber exatamente o que foi conquistado e o que ficou pendente, parece que está faltando planejamento. Vamos dar umas dicas:

Quero sugerir para as Organizações que atuam na Aviação de Segurança Pública, a aplicação da Matriz SWOT ou Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), como é conhecida no Brasil.

Provavelmente a existência da SWOT não é novidade para os administradores das aeronaves de segurança pública, mas a sua aplicação prática talvez seja uma novidade e gostaria de ter a satisfação de compartilhar essa experiência com vocês.

Tente para 2012 fazer o Planejamento Estratégico da sua Unidade Operacional! O Planejamento Estratégico é um processo que procura conduzir as atividades da Organização para a renovação, o crescimento e a transformação.

Para sistematizar seu planejamento, você pode aplicar a Matriz SWOT e comece fazendo o seguinte:

1) Estabeleça a missão da sua Unidade e suas Metas. Lembre que a “missão” expressa a filosofia da empresa e se relaciona com o produto ou serviço que é oferecido ao cliente (ou usuário). Existe uma tendência no nosso setor de entender o número de horas voadas como forma de aferir produtividade da Unidade Aérea. Será que não é o mesmo que avaliar uma fábrica de carros pela quantidade de aço que consome ao invés do número de carros que produz? Voar mil horas nesse mês e aumentar para duas mil horas no outro mês, significa que estou atendendo melhor o meu cliente (usuário)? Pense nisso!

2) Faça uma análise do ambiente interno e externo que envolve a sua OPM; definindo as Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades que vão influenciar na realização do seu planejamento. Aqui quero destacar cada item: As forças e fraquezas estão relacionadas ao ambiente interno da Unidade e irão colaborar (força) ou atrapalhar (fraqueza) na realização das metas estabelecidas. No caso das oportunidades, essas são uma combinação de acontecimentos ou circunstâncias externas que facilitarão e ajudarão a sua Unidade Aérea na realização das metas (ex: doação de uma aeronave apreendida, cursos externos oferecidos á sua força de trabalho…). Acho que ficou fácil de entender que as ameaças são circunstâncias do ambiente externo que causarão dificuldades para o desempenho da sua Organização (mudança de governo, corte de verbas para a operação, concorrência de outras Unidades que atuam de forma semelhante…)

3) Avalie as aptidões (pessoal da OPM) que você possui na sua OPM (necessidade de um policial formado em enfermagem para atendimento aeromédico, formação de pilotos, tripulantes, mecânicos). Sem mão de obra especializada, você terá muita dificuldade de aplicar o seu planejamento.

4) Reúna o Estado Maior da sua Unidade e coloque em discussão cada item do planejamento, relacionando-os às metas setoriais e individuais, promovendo uma divulgação de tudo que se pretende para o ano que vem. A força de trabalho, mesmo nos níveis de base e execução, tem que conhecer o caminho a ser seguido e qual rumo será tomado. Um planejamento secreto nunca será implementado com perfeição e mesmo “sem querer”, condutas individuais poderão comprometer o desempenho e a aplicação do que previsto antecipadamente.

5) Avalie e controle a estratégia definida, desenvolvendo indicadores de gestão e mantendo constante acompanhamento. Tais indicadores funcionarão como um termômetro, de que o plano feito está sendo realizado em conformidade, antecipando falhas decorrentes das fraquezas internas e ameaças externas. Também servirão como forma de estabelecer um referencial comparativo com outras Unidades Aéreas (de outros Estados, Municípios, União, setor privado..). Em outra oportunidade poderemos conversar só sobre indicadores de gestão!

A vantagem da SWOT é que você relaciona tudo o que foi citado acima em uma planilha, definido valores para tais pontos, permitindo a ideia de tudo que influencia o desenvolvimento da Unidade Aérea. A Matriz SWOT também pode ficar livre para o acesso de toda a força de trabalho, inserindo as atas de reuniões realizadas e mantendo todos atualizados a respeito das rotinas, eventos e acontecimentos importantes para a empresa.

Tenho utilizado a matriz SWOT na minha Base e também usei muito no GRPAe/SP, apresentando-se sempre como instrumento facilitador de uma gestão participativa, eficiente e prática.

Parabéns! Esse ano vai ser diferente, você vai atingir os objetivos da sua OPM envolvendo toda a força de trabalho, otimizando recursos e simplificando o trabalho.

Boa sorte em 2012.