Instalação de novas bases do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina – Quais municípios com maior viabilidade
02 de novembro de 2015 2min de leitura
02 de novembro de 2015 2min de leitura
Cadete BM Jefferson Luiz Machado
Atualmente, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina possui apenas uma unidade operacional sediada no município de Florianópolis e, dessa forma, sofre com a alta demanda de ocorrências e a limitação de sua área de atuação.
O atual serviço aéreo de emergência do BOA/CBMSC/SSP em parceria com o SAMU da Secretaria de Estado da Saúde encontra-se limitado por essa restrição em suas estruturas.
O referido TCC levantou e analisou dados que indicaram as regiões catarinenses com maior anseio do serviço de aéreo realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e SAMU de Santa Catarina.
Para tanto, foi utilizada a ferramenta de gestão chamada Metodologia Multicritério de Apoio a Decisão – Construtivista (MCDA-C), a qual consiste em um conjunto de técnicas que visam agrupar e analisar dados com o propósito de construir um conhecimento específico na figura do decisor.
O objetivo geral deste trabalho consistiu na construção de um modelo personalizado, utilizando a MCDA-C, para avaliar o desempenho dos municípios catarinenses com vistas a identificar as regiões mais favoráveis à implementação de novas bases aéreas.
O TCC estrutura-se em seis capítulos: introdução; atividade de salvamento aéreo no CBMSC; ferramentas de gestão; fundamentação metodológica; estudo de caso e conclusão. Ainda, teve como resultado uma lista dos 295 municípios catarinenses em ordem de prioridade para instalação de uma base do BOA, em parceria com o SAMU SC.
Na conclusão, após demonstrar o passo a passo utilizado para construção do conhecimento, afirma-se que o município de Blumenau é o mais indicado para instalação de uma nova base do BOA, em parceria com o SAMU SC, seguido dos municípios de Criciúma e Itajaí.
No trabalho também recomendou-se a alteração do Decreto Nº 2.966, de 02 de fevereiro de 2010, que diz respeito aos atuais municípios de ativação da 2ª e 3ª Companhia (Cia) do BOA e à previsão da ativação de uma 4ª Cia.
Igualmente, indica-se ao CBMSC que faça uso dessa ferramenta de gestão para auxiliar na construção de seu Plano Estratégico e para análise de desempenho das atividades realizadas em diversificadas áreas de atuação dessa instituição.
O presente trabalho foi utilizado como referência para a tomada de decisão para implementação da nova base de Operações do BOA/CBMSC/SSP em parceria com o SAMU/Secretaria de Estado da Saúde, em Blumenau e região.
Enviar comentário