A fadiga em operações noturnas com helicópteros
22 de fevereiro de 2011 4min de leitura
22 de fevereiro de 2011 4min de leitura
MIKE REDMON
Com o contínuo aumento dos acidentes EMS nos últimos anos nos EUA, mais do que nunca existe um maior controle sobre os pilotos. A maioria dos acidentes fatais envolvendo EMS ocorrem à noite. Obviamente, a visão é mais difícil à noite, mas outro fator contribuinte é que os pilotos nem sempre vêm para trabalhar completamente descansados. EMS nunca foi um trabalho para conseguir horas de voo. Tem o merecido nome de “Ganhar Dinheiro Dormindo”. Considerando que você pode fazer apenas alguns poucos voos durante o início da noite, pode se tornar muito fácil cair na armadilha de não se preocupar em descansar durante o dia. Eis que precisa cortar a grama de sua casa e a previsão do tempo anuncia uma tempestade a noite, então você pensa : eu vou ficar e fazer as tarefas que estão pendentes em casa.
Geralmente pode-se cochilar no trabalho, às vezes até a noite inteira. Mas há uma razão para que você não conte com isso: você pode não conseguir dormir no trabalho como planejado. Houve um dia que eu nunca vou esquecer. O piloto do outro turno não gostava de trabalhar a noite, assim, quase sempre, trocávamos as escalas e eu trabalhei perto de um ano inteiro apenas durante as noites. Eu tinha um esquema muito bom que funcionou para mim. Se eu não dormisse durante o trabalho, eu chegava em casa e tirava um cochilo de duas horas.
E, então, voltava para a cama depois do almoço para mais quatro horas. Em um dia, os meus dois filhos e minha esposa estavam doentes e eu decidi ficar acordado e ajudá-los. Senti que as chances de poder dormir depois no trabalho eram grandes e assim decidi ficar acordado. Sim, eu acreditava na minha responsabilidade de estar descansado para o trabalho, mas com a condição metereológica que se avizinhava tornaria muito difícil voar a noite, e assim eu truquei.
Recebemos um pedido de voo no mesmo momento em que entrei na hangar. Sem problemas, eu estava acordado desde às 09h00 e ainda haveria tempo para dormir quando chegássemos de volta à base. Depois de completar a primeira missão, fomos acionados para um transporte de um neonatal.
A previsão do tempo estava errada e a frente prevista não apareceu até o final da manhã. Eu estava, realmente, contando com uma noite sem condiçoes de voo. Após completar a missão do neonatal, uma nova chamada às 04:00h para uma vítima eletrocutada.
Nesta hora, eu deveria ter apenas dito que eu estava doente e ido para casa. Eu estava acabado. Em vez disso, eu tomei mais dois cafés me empanturrando com cafeína e esperava que a adrenalina do pouso em um ambiente cheio de obstáculos me manteriam alerta.
Quando eu pousei de retorno na base, percebi que já estava acordado durante 21 horas seguidas. Eu estava trêmulo enquanto dirigia para casa e quando um farol ficou vermelho não percebi, pois estava fadigado. Eu era um zumbi.
Então eu percebi o quão estúpido fui ao fazer a escolha de não dormir no dia anterior. Às vezes o bom senso se dá através de um simples julgamento. Este foi um desses momentos.
Lembrem-se que as tripulações médicas podem ver o cansaço em seus olhos. Eles podem não ter a menor idéia sobre aviação, mas eles não são estúpidos e conseguem reconhecer quando você não dormiu durante o dia.
Não importa o quanto você é consciente em relação a dormir durante o dia, o corpo humano é feito para não dormir com o sol brilhando. Às vezes você apenas não consegue dormir. Se você não conseguir descansar, então ficará doente. Essa é realmente a única resposta. Segundo a FAA, após 13 horas de serviço a taxa de acidentes aéreos é quatro vezes maior que a taxa média. Os seres humanos cometem mais erros quanto mais tempo ficam acordados. Não há nada que possa alterar esse fato.
Como lidar com a fadiga na operações de helicóptero e, em especial como fator de acidentes EMS? Primeiro, precisamos reconhecer que são apenas algumas escalas que não contribuem para o descanso apropriado. Algumas escalas estão sendo executados dividindo-se os turnos dia / noite.
Por exemplo: três turnos diurnos seguidos de três turnos no período noturno. Após se levantar às 5:00 da manhã por três dias seguidos, é brutal tentar dormir durante o dia, antes do próximo turno da noite. Não é simplesmente brutal, é quase impossível devido a uma pequena coisa chamada de ritmo circadiano.
Por fim, os pilotos precisam perceber os efeitos que a fadiga tem sobre sua capacidade para desempenhar suas funções durante um voo. Estudos mostram que ficar acordado por 18 horas dirigindo, produz o mesmo efeito como se estivesse alcoolizado. Quanto maior for a privação do sono, maior será a correspondência aos níveis mais elevados de intoxicação. Se você está prejudicado devido a fadiga, a conduta mais profissional a ser tomada é de não voar.
Fonte : Rotor Wing
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