Rio de Janeiro – O Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar comemorou ontem (21) seu 15° aniversário de criação. O GAM foi criando em 21 de março de 2002 e tem como missão operar exclusivamente na atividade aérea, além de fazer parte do Comando de Operações Especiais (COE) atuando junto ao BPCHOQUE, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e Batalhão de Ações com Cães (BAC).

gamaniversário

O Grupamento vem ministrando treinamentos e cursos para o público interno (PMERJ) e externo (PF, PRF, Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil e COTER). Dentro da estrutura física do GAM funciona ainda a Escola de Aviação Civil da Polícia Militar (EsAv).

No início de março profissionais do GAM ministraram instrução no Estágio de Aplicações Táticas realizado pelo Comando de Operações Especiais. O estágio teve a participação de cadetes da Academia de Polícia Militar D. João VI e de alunos do Centro de Aperfeiçoamento de Praças da PM do Rio.

 instruções do Estágio de Aplicações Táticas

GAM ministrando instrução no Estágio de Aplicações Táticas da PM.

Mais de 180 pilotos de todo Brasil já foram formados em diversos cursos ministrados pelo Grupamento. O GAM conta com uma frota de 07 helicópteros, sendo 04 esquilos AS350, 01 Bell Huey II (blindado), 01 Schweizer CB300 e 01 EC-145 (bimotor). Suas aeronaves são denominadas “Fênix”.

O Grupamento Aeromóvel é comandado pela Ten Cel PM Clarisse Antunes Barros. Nesse mês a Ten Cel PM Clarisse representou a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro na HeliExpo 2017. O objetivo da visita foi conhecer novas tecnologias do mercado aeronáutico mundial.

Ten Cel PM Clarisse representou a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro na HeliExpo 2017.

Ten Cel PM Clarisse, comandante do GAM, representando a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro na HeliExpo 2017.

Fotos: PMERJ e GAM.