Escola de Aviação da Ciopaer do Ceará forma pilotos de todo o Brasil
16 de fevereiro de 2017 2min de leitura
16 de fevereiro de 2017 2min de leitura
Ceará – A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ultrapassou os limites do policiamento aéreo e passou a atuar também focada na educação.
Há mais de três anos, integrantes da Ciopaer e da chamada “Aviação de Estado”, que compreende os órgãos de segurança pública e outras forças, não precisam mais sair do Ceará para cursarem matérias de voo. É que a Ciopaer possui sua própria Escola de Aviação e, desde o ano de 2013, beneficia cearenses, nordestinos e estudantes de vários cantos do Brasil.
“Temos condições de formar nossos pilotos e tripulantes, sem a necessidade de enviá-los para escolas fora do Estado, o que se traduz em economicidade aos cofres públicos, pois não há necessidade de pagar os valores correspondentes ao lucro da escola particular, bem como as diárias a que fariam jus os servidores”, avalia o coordenador da Ciopaer, Aristóteles Tavares Leite, que é delegado de Polícia Civil. A escola é uma das três instituições fortalezenses certificadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Os cursos ofertados são teóricos de Familiarização Técnica (GroundSchool) das aeronaves modelo AS 350 Esquilo, EC 135 e EC 145 e práticos de Piloto Privado de Helicóptero, Piloto Comercial de Helicóptero e Vôo por Instrumentos. Para o treinamento das aeronaves modelo EC 135 e EC 145 em procedimentos gerais, procedimentos de emergência e vôo por instrumentos, um moderno simulador de vôo foi adquirido, aguardando apenas homologação.
O equipamento, de última geração, veio da Alemanha e, atualmente, não existe em outra Escola de Aviação do Brasil. Para o delegado Aristóteles Tavares, é um orgulho para a Coordenadoria possuir essa estrutura de ensino. O simulador já é utilizado, mas as atividades desempenhadas nele ainda não podem ser registradas, a depender da homologação da Anac.
A Escola de Aviação da Ciopaer, que fica na base da coordenadoria, não só permite aos cearenses permanecer em casa, como também atrai visitantes de outras regiões. É o caso de estudantes de diversos estados brasileiros que já foram beneficiados com o ensinamento ofertado pela instituição.
Além de conterrâneos, aqui, já foram formados pilotos ou tripulantes operacionais da Paraíba, Rio Grande do Norte, Paraná, Espírito Santo, Tocantins, Amazonas e Mato Grosso. Outros 23 pilotos do Ceará participaram de cursos teóricos de familiarização técnica dos modelos de aeronaves operados pela Ciopaer. Algumas instruções podem ser feitas nas bases do interior.
Aviação de Estado
A “Aviação de Estado” se refere a integrantes de órgãos como as Policias Civil e Militar, Corpos de Bombeiros Militar, Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, Receita Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e órgãos governamentais de transporte.
O estudo oferecido pela Ciopaer, em território cearense, pode formar profissionais que atuam nessas forças em qualquer região do Brasil. Basta fazer solicitação formalizada mediante convênio com a SSPDS para pagamento da contrapartida referente aos custos de emprego das aeronaves envolvidas nas instruções. Os agentes da Ciopaer já são diretamente inscritos. Inclusive, um curso teórico anual será ministrado a todos os pilotos na próxima semana.
Fonte: SSPDS
Enviar comentário