GTA e Samu realizam remoção aeromédica de paciente gestante em Canindé de São Francisco
09 de fevereiro de 2017 1min de leitura
09 de fevereiro de 2017 1min de leitura
Equipes do Grupamento Tático Aéreo de Sergipe (GTA/SE) da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizaram na manhã dessa segunda-feira (07) a remoção aeromédica de uma paciente gestante, no município de Canindé de São Francisco, distante 190km da capital sergipana.
De acordo com o coordenador do GTA, Virgílio Dantas, as equipes do GTA foram acionadas pelo Samu no período da manhã, para fazer a remoção de uma paciente gestante apresentando quadro clínico de bastante sangramento, com possibilidade de parto prematuro.
Conforme evolução do quadro de saúde, a paciente precisava ser transportada para a capital no menor intervalo de tempo possível.
A bordo da aeronave Falcão 02, a tripulação, composta pelo piloto Jenisson Ribeiro e o co-piloto Nelson Campos, voou em direção ao aeroporto de Piranhas, em Alagoas, local para onde a paciente foi encaminhada. Além das equipes do GTA, um médico e enfermeiro do Samu participaram do transporte aeromédico, a fim de garantir o devido acompanhamento durante o transporte da gestante
Após o deslocamento, que durou cerca de 25 minutos (Via terrestre o deslocamento seria de aproximadamente 2h30), a aeronave pousou no aeroporto de Aracaju, onde a paciente passou a receber os devidos cuidados de uma equipe assistencial do Samu, que a aguardava numa unidade de suporte avançado, a fim de conduzi-la para o acompanhamento definitivo na Maternidade Nossa Senhora Maria de Lourdes.
Enviar comentário