Policiais e Bombeiros do CIOPAer concluem Curso de Táticas Avançadas
02 de fevereiro de 2017 2min de leitura
02 de fevereiro de 2017 2min de leitura
Mato Grosso – Vinte e dois policiais e bombeiros que integram o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) concluíram, nesta segunda-feira (30/01), o Curso de Táticas Policiais Avançadas (CTPA). A cerimônia de encerramento aconteceu no Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope), em Cuiabá.
O Curso de Táticas Policiais Avançadas (CTPA) teve início no último dia 23 de janeiro. Foi a 18ª edição da capacitação.
Ao todo, 26 policiais participaram do curso, sendo 22 do CIOPAer (3 bombeiros militares, 10 policiais civis, 9 policiais militares) e 4 policiais da Força Tática da Polícia Militar de Várzea Grande. Os dez policiais civis pertencem a Gerência de Operações Aéreas (Goa) da Polícia Judiciária Civil, que compõe o CIOPAer.
Foram sete dias de aulas práticas e teóricas, sobre as temáticas: Instruções Táticas, Noções de Rastreamento, Primeira Resposta com Explosivos e Noções de Patrulhamento Rural. As instruções foram ministradas pelo Bope.
As aulas capacitaram os policiais do CIOPAer para o atendimento de ocorrências complexas como roubo a banco, na modalidade Novo Cangaço, vez que a aeronave do Ciopaer é a primeira a chegar ao local, necessitando de policiais especializados para iniciar o atendimento.
O coordenador das atividades, Major PM Thiago Costa Gomes, explicou que o curso capacita essas unidades para dar apoio às ocorrências atendidas pelo Bope e estreitar laços com as instituições que compõem a segurança pública.
“Além de aplicar o conhecimento adquirido aqui à rotina, esses policiais saem capacitados para dar apoio às operações integradas com o Bope, com isso unimos as forças no combate à criminalidade” destacou.
Um dos alunos é o tenente PM Ronaldo Reiner, que atua na Força Tática de Várzea Grande e acaba de finalizar outro curso junto ao Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam). Para ele, a oportunidade de especialização junto às tropas especiais aprimora o conhecimento policial e acrescenta à carreira.
“O nível de conhecimento repassado é altíssimo, tenho muita admiração por esta unidade. A qualificação dos policiais do Bope e o compromisso em compartilhar este conhecimento, com certeza, enriquecem a nossa carreira militar”, ressaltou Reiner.
O cabo PM Marcus Trolesi está no Ciopaer há 13 anos, e já passou por outra capacitação junto à unidade. O militar destaca a evolução percebida nestes anos de experiência.
“Passei por uma capacitação em 2003, estou retornando agora e percebi um grande avanço na condução do curso. O suporte que recebemos dos policias e a condução das atividades deixam claro o compromisso do Bope com a sociedade”, disse Trolesi.
Fonte: Dayanni Ida | Sesp-MT e PCJ-MT.
Enviar comentário