Rio de Janeiro – O Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar participa da Operação Praia, monitorando toda a orla das zonas Sul e Oeste do Rio. A prestação de serviço à população busca contribuir para ampliar a sensação de segurança no período do verão. Com um aparelho acoplado ao helicóptero, chamado de imageador aéreo, é possível monitorar por meio de imagens, e em tempo real, as areias das praias cariocas.

GAM reforça segurança de banhistas na Operação Praia

“O helicóptero é uma ferramenta muito versátil. Todas as nossas aeronaves podem receber o imageador. Facilitamos a tomada de decisão com a tecnologia, que permite a transmissão em tempo real para diversos pontos simultaneamente. O GAM, portanto, auxilia a Operação Praia ao passar informações e ampliar a capacidade de visualização, já que cobrimos aproximadamente 40 quilômetros de orla. Com as imagens, dinamizamos e otimizamos o policiamento. Se verificamos uma confusão em alguma praia e ponto específico, as imagens transmitidas agilizam o trabalho na areia”, explicou o relações-públicas do GAM, major Hylmer Araujo.

O Imageador Térmico STAR SAFIRE 380-HD FLIR (Forward Looking Infra Red)

A tecnologia permite ampliar as condições de informação para a solução de casos (investigações) ou acionamento rápido de equipes em terra, que usam um receptor portátil.

As imagens obtidas pelo helicóptero também são transmitidas simultaneamente para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, e para o Centro de Comando e Controle Móvel (CICCCM), localizado no Arpoador, direcionando o policiamento conforme a necessidade.

Equipamento auxilia no policiamento

O Imageador Térmico STAR SAFIRE 380-HD FLIR (Forward Looking Infra Red) tem mais de três quilômetros de alcance. A câmera HD funciona sob quaisquer condições de luminosidade e possui um zoom de 120x, utilizado em missões policiais de monitoramento. A tecnologia foi adquirida no ano de 2013.

2609440

“Na Operação Praia, a integração de diversos setores da PM tem gerado bons resultados”, disse o major Hylmer Araujo.

Os voos são realizados de acordo com o planejamento do Estado Maior da Polícia Militar do Rio de Janeiro, com base em dados estatísticos ou solicitados pelo oficial responsável pelo policiamento na praia.

Fonte: PMERJ.