Curitiba, Paraná, Maio de 2010 – O helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou no início do mês de maio/2010 o salvamento da milésima vítima socorrida em operações aeromédicas. O resgate aconteceu a um homem de 43 anos, ferido com uma foice durante briga ocorrida em Almirante Tamandaré. Operando desde 2007, em Curitiba e Região Metropolitana, a aeronave pertencente à Divisão de Operações Aéreas (DOA), da PRF, detém a média de um atendimento realizado a cada 40 minutos de voo.

A base da DOA, no Paraná, iniciou suas atividades em maio de 2007 utilizando um helicóptero Bell 407, modelo americano, configurado para operações aeromédicas. Para realizar os resgates foi criada uma parceria com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), que disponibiliza um médico e os aparatos necessários para atendimento às vítimas. A aeronave conta com equipamentos clínicos suficientes para quaisquer emergências, servindo como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea.

A aeronave, que é empregada prioritariamente no salvamento de vítimas em estado grave, atua também em salvamentos de emergência e repressão contra crimes. De acordo com o Dr. Renê Avelleda, neuro-cirurgião que compõe a tripulação da DOA, o emprego do helicóptero no resgate às vítimas é um facilitador para os atendimentos de emergência. “Com a utilização do helicóptero, a chegada ao local do acidente e o deslocamento do paciente até o hospital é agilizado, levando em consideração a “hora-ouro” – definida pelos médicos como o tempo máximo que uma vítima em estado crítico tem para ser atendida.” Avelleda afirma ainda que, com a UTI aérea instalada no Bell 407, é possível realizar qualquer procedimento médico de urgência com rapidez.


Fonte: DPRF- Núcleo de Comunicação Social / blog Resgate Aeromédico PRF-SAMU