Santa Cataria – Mais de 30 mil horas de voo. Cerca de 27.500 missões cumpridas. Mais de 10 mil pessoas atendidas, socorridas e resgatadas pelas aeronaves da Polícia Militar catarinense. Esses são os números que refletem um pouco dos 30 anos de atividades das operações aéreas em Santa Catarina.

30anos

A solenidade comemorativa do terceiro decênio de atividades do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM) foi realizada nesta quarta-feira, 23, na sede da unidade, em Florianópolis, e contou com a entrega de medalhas do Mérito por Tempo de Serviço, do Brasão de Mérito Pessoal, da concessão do título honorífico “Amigo do BAPM” e da entrega da medalha do Mérito da Aviação.

Estiveram presentes na solenidade o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), César Augusto Grubba, o comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coroenl BM Onir Mocelin, o chefe do Estado Maior Geral da PM, coronel Giovanne Cardoso Pacheco, o comandante do Comando de Apoio Especializado da Polícia Militar (CAEPM), coronel Milton Kern Pinto, o comandante do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, tenente-coronel Valdoney Sérgio Rohling, além de outras autoridades, homenageados e convidados.

Em um momento emocionante da solenidade foi divulgado, de modo inédito, o vídeo institucional do Batalhão de Aviação comemorativo aos 30 anos de operações aéreas na PM. Ele retrata três histórias, falando da importância da aviação no transporte de órgãos e no socorro de pessoas em situação de emergência.

Os deputados estaduais Kennedy Nunes e Gabriel Ribeiro, e o piloto civil da empresa Noratn Dri, foram homenageados com o título “Amigo do Batalhão de Aviação da Polícia Militar”. Eles foram homenageados, respectivamente, pelo apoio incondicional na construção do hangar da 2ª Companhia (Cia) do BAPM, em Joinville; pelo esforço e apoio na estruturação da 5ª Cia do BAPM, em Lages; e pelo apoio técnico prestado, acima dos deveres contratuais, nas operações aéreas de asas fixas.

30 anos de história: PM celebra três décadas de operações aéreas em Santa Catarina

Policiais militares também foram homenageados com os Brasões de Mérito Pessoal de 3ª, 2ª e 1ª categoria. Fazem jus a homenagem policiais que se destacaram por seus méritos e, por apresentarem um melhor desempenho profissional, mereceram ser agraciados.

Também foram entregues medalhas do Mérito por Tempo de Serviço. Elas são concedidas aos policiais militares que tenham completado o decênio de tempo de serviço, tenham prestado bons serviços nas funções desempenhadas, e que nos últimos dois anos referentes ao decênio não tenham sofrido nenhuma punição. Foram entregues medalhas de 10, 20 e 30 anos de serviço.

O último ato da solenidade comemorativa foi a entrega da medalha do Mérito da Aviação da PMSC. Tal honraria é concedida aos militares estaduais e federais, civis e instituições, que tenham contribuído para o maior brilho ou prestado relevantes serviços à causa da aviação de segurança pública e defesa civil, ao Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina; e/ou ao Estado de Santa Catarina.

O Batalhão de Aviação da Polícia Militar iniciou suas atividades no ano de 1986 e, desde então, vem realizando missões de resgate, busca, salvamento, defesa civil, defesa do meio ambiente, atendimento de ocorrências policiais de grande vulto, transporte de autoridades e apoio aos diversos órgãos públicos na diversas regiões do Estado. Mais de 10 mil vidas já foram diretamente salvas pelas intervenções realizadas com apoio dos profissionais da aviação da Polícia Militar de Santa Catarina.

Fonte: PMSC, por Cabo Ezequiel Onedi Debortoli.

Fotos: 3º sargento Pualo Henrique Rodrigues de Santana, CCS