São Paulo - O Grupamento de Radiopatrulha Aérea – “João Negrão” da Polícia Militar realizou na data de ontem (24) o VII Seminário de Segurança de Voo no auditório do Centro de Operações (COPOM) da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Segundo o setor de Segurança de Voo do Grupamento, esse ano o evento foi voltado para o público interno, por isso o Piloto Policial não pode participar. Segundo os realizadores o objetivo foi promover a Segurança Operacional e fortalecer a Cultura de Segurança no Grupamento Aéreo. A sétima edição novamente recebeu o apoio da MAPFRE, empresa que mantém contrato de seguro das aeronaves da Polícia Militar. Muito embora fosse para o público interno, o seminário contou com presença de policiais, militares e civis de outras organizações, além de representantes de empresas e dos policiais militares pertencentes ao Grupamento Aéreo. No evento estiveram presente o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel PM Ricardo Gambaroni, o Comandante do Grupamento Aéreo, Carlos Eduardo Falconi, Carlos Polizio da MAPFRE, além de outras autoridades. Em homenagem ao Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Rio de Janeiro foi realizado um minuto de silêncio em razão do trágico acidente com o helicóptero Fênix 04 que vitimou quatro tripulantes: Major PM Melo, Cap PM Schorcht , Sub Ten PM Barbosa e Sgt PM Felix. Ao término das palestras, foi realizado um debate com os palestrantes, onde puderam responder as perguntas elaboradas pelos participantes. Como no Seminário passado houve a distribuição gratuita da segunda edição da revista “O ÁGUIA” com o patrocínio da seguradora MAPFRE. Segundo os idealizadores, a revista é uma publicação destinada à divulgação de artigos de Segurança de Voo. A revista teve sua origem nos antigos Boletins Informativos de Segurança de Aviação que eram publicados internamente pela Seção de Segurança de Voo e a segunda edição trouxe mais de 20 artigos relacionados ao tema. O evento, organizado pelo setor segurança de voo do Grupamento Aéreo, apresentou a seguinte programação:São Paulo – O Grupamento de Radiopatrulha Aérea – “João Negrão” da Polícia Militar realizou na data de ontem (24), o VII Seminário de Segurança de Voo no auditório do Centro de Operações (COPOM) da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Segundo o responsável pela Segurança de Voo do Grupamento, esse ano o evento foi voltado apenas para o público interno, por isso o Piloto Policial não pode realizar sua divulgação antecipada.

Segundo os realizadores o objetivo foi promover a Segurança Operacional e fortalecer a Cultura de Segurança no Grupamento Aéreo. A sétima edição novamente recebeu o importante apoio da MAPFRE, pois mantém o seguro das aeronaves da Polícia Militar. Muito embora fosse para o público interno, face a relevância do tema, o seminário contou com presença de policiais, militares e civis de outras organizações, além de representantes de empresas.

No evento estiveram presente o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel PM Ricardo Gambaroni, o Comandante do Grupamento Aéreo, Carlos Eduardo Falconi, além de outras autoridades civis e militares.

palestrates.jpg

Em homenagem ao Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar do Rio de Janeiro foi realizado um minuto de silêncio em razão do trágico acidente com o helicóptero Fênix 04 que vitimou quatro tripulantes: Major PM Melo, Cap PM Schorcht , Sub Ten PM Barbosa e Sgt PM Felix.

Segundo os participantes, a palestra do Maj PM Marcelo Vaz do GAM foi o ponto alto do evento. Ele falou sobre “Operações Aéreas em áreas conflagradas” com a análise da ocorrência com o PT-EMA, Fênix 3, em 17/10/2009. Abordou a falta de preparo dos policiais em solo e a falta de EPIs. Falou sobre sua experiência no acidente, a incursão no morro e o efeito surpresa, além do pós-acidente.

Nas demais palestras, o Ten Cel Av Adalberto Santos Prado, chefe do SERIPA 4, destacou a importância da comunicação dos incidentes aéreos aos SERIPA´s. O professor Darcy Banci, destacou a importância do acesso à informação como ferramenta de Segurança e apresentou os mais utilizados sites de consulta meteorológica, bem como suas estações e centros meteorológicos.

seminariop

O Cel Av Nave fez um estudo de caso sobre o acidente com o helicóptero PT-YRE (Tv Record) no ano de 2010, onde abordou a prevenção como item mais importante que na operação, bem como a falta de cultura de reporte das ocorrências. Para ele, segundo a cultura japonesa Shisa Kanko, apontar e falar durante um check list de manutenção, por exemplo, pode reduzir em até 70% de eventos não esperados.

Por último falou Marcelo Guerrante da ANAC sobre os incrementos de segurança operacional na nova regulamentação da aviação de segurança pública (RBAC 90) e ao final o Comandante do Grupamento Aéreo convidou os participantes para conhecerem as modernas instalações do Centro de Operações da Polícia Militar.

Ao término das palestras, foi realizado um debate com os palestrantes, onde puderam responder as perguntas elaboradas pelos participantes.

seminariop1

Durante o Seminário houve a distribuição gratuita da segunda edição da revista “O ÁGUIA”, elaborada pelo setor de segurança de voo, com o apoio da seguradora MAPFRE. Segundo os idealizadores, a revista é uma publicação destinada à divulgação de artigos de Segurança de Voo.

A revista teve sua origem nos antigos Boletins Informativos de Segurança de Aviação que eram publicados internamente pela Seção de Segurança de Voo.

O evento, organizado pelo setor segurança de voo do Grupamento Aéreo, apresentou a seguinte programação:

Grupamento realiza VII Seminário de Segurança de Voo em São Paulo

Confira os seminários anteriores:

– GRPAe/SP organiza I Ciclo de Palestras de Segurança Operacional
– Confira a programação do 2° Ciclo de Palestras de Segurança Operacional
– GRPAe/SP organiza III Ciclo de Palestras de Segurança Operacional
– GRPAe/SP organiza o IV Ciclo de Palestras de Segurança de Voo
– GRPAe/SP: V Ciclo de Palestras de Segurança Operacional
– Grupamento Aéreo da PMESP promove VI Simpósio de Segurança de Voo – Inscrições Encerradas