Goiás – O Grupo de Radiopatrulha Aérea da Policia Militar (GRAer-GO) é uma das equipes mais bem estruturadas e já atuou em 87 ocorrências nos últimos três meses dentro do estado de Goiás. Na segunda-feira (26) do mês de outubro, a equipe, em um voo rotineiro, identificou uma ação suspeita de má conduta no trânsito, na Alameda Contorno em Goiânia, e ao puxar a placa do veiculo, estava cadastrado como carro foi roubado no bairro Jardim América. E tiveram sucesso na missão inusitada ao conseguirem parar o veículo e apreender os suspeitos.

Piloto Policial fará exposição das fotos premiadas no I Simpósio de Medicina Aeroespacial e Resgate Aeromédico

A equipe é composta por 52 integrantes, desde pilotos, operadores aéreos (tripulantes) e operadores de solo (policiais, mecânicos e responsáveis pelo abastecimento das aeronaves). Possui atualmente seis pilotos, dois helicópteros, quatro viaturas e dois caminhões de abastecimento. No entanto, o Falcão 01 está em manutenção programada. A equipe tem sua base no Setor Marista, em Goiânia, e atua primordialmente dando suporte para outras unidades da PM dentro do estado de Goiás. A intervenção da aeronave é uma das ferramentas que podem ser acionadas quando é necessária extrema urgência e rapidez.

Como acionar

O Subcomandante da segurança de voo, Capitão Ribeiro, em entrevista, explica que o grupo pode ser acionado de várias maneiras e tem liberdade para agir de forma independente das demais unidades quando houver necessidade. O capitão explica que a GRAer é acionada quando há uma operação já programada, ou chamada pelo comando de missões especiais. Pode atuar de forma independente, por meio do seu sistema interno de rádio ou por determinação de autoridades superiores.

A população também pode acionar diretamente a equipe pelo disk denuncia (62) 3201-1696, no entanto, o capitão explica que é mais comum os civis ligarem diretamente no 190, da Policia Militar. Todos policiais permanecem na base, e ao toque da sirene, todos se aprontam para a próxima missão. Eles possuem armamento e tecnologia de ponta para as intervenções. Cada policial tem sua pistola de calibre nove milímetros e o colete tático com cinto balístico. Os fuzis recentemente adquiridos são armas usadas nas missões são de alta precisão, similares às tecnologias usadas pelo exército americano.

Missões

A GRAer atua também em resgates e socorro em situações de exceção quando os bombeiros não conseguem agir. Um exemplo foi no último feriado (2) em que um carro caiu no Rio Meia Ponte, na GO 020 e um casal morreu, e a GRAer foi acionada pois a aeronave dos bombeiros estava em manutenção. Capitão Ribeiro conta para atender missões como essas, que são eventuais para a equipe, já estão incluídos em sua formação um curso de primeiros socorros e equipamentos básicos de salvamento.

graer-goias

São 87 ocorrências nos três últimos meses em que a equipe tem atuado em missões como explosões de caixas eletrônicos, sequestros “do sapatinho”, quando bandidos raptam os gerentes de bancos e o acompanham ao banco para sacar dinheiro, e o “novo cangaço”, que o Capitão explica que é a união de bandidos que toma conta de cidades interioranas de Goiás e dificultam a ação dos policiais e aterrorizam os moradores.

Gastos

Para fazer parte da equipe é preciso um diploma de graduação em qualquer área e por meio de concursos internos, são admitidos e treinados dentro da própria base com cursos para policial tripulante e também para os pilotos que precisam cumprir cerca de 500 horas de voo para conseguir a licença de aviação. O Subcomandante explica que é cobrado muito mais de um piloto policial, do que na formação aeronáutica das universidades, por conta da precisão, pois além de lidar com vidas, são responsáveis pelo cuidado da aeronave que é um bem do estado.

Alguns gastos precisam ser feitos como a aquisição recente dos fuzis, as viaturas que por causa das ações em solo exige muito do carro, e para a segurança dos policias é preciso ter uma troca regular. A modernização do painel do Falcão 01 que está em manutenção e também a formação e os cursos que são necessários para a maior produtividade e aproveitamento da equipe aérea de radiopatrulha. Estes gastos financiados pelo governo possibilitaram um avanço e melhorias da equipe tanto na estrutura física, como em equipamentos.

brasaograer

Fonte: O Hoje