Águia da PM usa bambi bucket no combate a incêndio que atingiu galpão em Joinville
12 de novembro de 2016 2min de leitura
12 de novembro de 2016 2min de leitura
Santa Catarina – Um incêndio atingiu um galpão na tarde do dia 09/11, na região central de Joinville. Bombeiros Voluntários de Joinville e o helicóptero Águia da Polícia Militar foram acionados para atender a ocorrência. A fumaça preta pode ser vista a quilômetros de distância. Ninguém ficou ferido.
O local na avenida Hermann Augusto Lepper servia como depósito de uma empresa que fabrica enfeites de Natal. Uma academia que fica atrás do galpão no bairro Saguaçu precisou ser evacuada, mas não foi danificada pelo fogo.
Dezoito bombeiros trabalham na ocorrência em coordenação com o helicóptero Águia. Aproximadamente 18 mil litros de água já foram utilizados para combater as chamas. O galpão de aproximadamente 350 metros quadrados teve mais de 60% do espaço atingido e o telhado chegou a desabar.
O helicóptero Águia, utilizando o equipamento Bambi Bucket com capacidade total de 540 litros, fez dezenas viagens pegando água do rio cachoeira para ajudar no combate ao incêndio. Esse equipamento é usualmente utilizado em incêndio florestais, mas também é eficiente em determinados incêndios urbanos. Cinco caminhões dos bombeiros voluntários de Joinville trabalharam no rescaldo e combate às chamas.
O Maj PM Alessandro Machado, comandante do Águia de Joinville, estava com um tripulante lançador. Com várias passagens e captações de água conseguiram ajudar os bombeiros voluntários a debelar o incêndio. “Essa é uma operação que demanda muita experiência e treinamento, o tripulante lançador que fica deitado no piso traseiro do helicóptero é fundamental para a captação de água e para lançamento. É ele quem diz onde e quando devo lançar a água. O trabalho sincronizado dentro da aeronave é fundamental. Ficamos felizes em pode ajudar.”, disse o Maj PM Machado depois da operação.
Durante a operação do helicóptero muitas pessoas registraram imagens e vídeos, mas Milton Wendel conseguiu fotografar detalhes da operação e como foi importante a ação eficiente da equipe do Águia no combate ao incêndio urbano. O local precisou ser isolado e o trânsito interditado em frente ao Museu de Sambaqui e no binário da rua Dona Francisca.
Os bombeiros não sabem qual foi a causa do incêndio. Será feita uma perícia no local. Não havia ninguém no local quando as chamas começaram e não houve feridos. O fogo foi controlado por volta das 16h30. Próximo a este imóvel encontra-se o almoxarifado da Secretaria da Saúde, mas não foi atingido.
Com informações de: G1, A Notícia e Notícias do Dia.
Enviar comentário