Tocantins – Na manhã desta terça-feira, 08, a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) participou de um encontro promovido pela Infraero Palmas que buscou informar e orientar representantes das comunidades e diretores de escolas que vivem em torno da região do aeroporto de Palmas sobre as precauções que a comunidade deve ter para manter a segurança em voo naquela localidade.

Infraero convida Ciopaer a orientar população sobre segurança de voo na capital

Na ocasião a unidade aérea da SSP foi apresentada para o público que pode conhecer o terminal de passageiros, bem como o helicóptero com seus equipamentos e a seção contra incêndios do aeroporto. Cerca de 20 participantes do evento puderam conhecer o funcionamento do Ciopaer.

A capacitação e visita fazem parte do 1º Encontro dos Representantes da Comunidade Aeroportuária e das Comunidades do Entorno do Aeroporto de Palmas, organizado pelo setor de Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, que também participou do evento, juntamente com o setor de Segurança Operacional da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo de Palmas.

Infraero convida Ciopaer a orientar população sobre segurança de voo na capital

Além de entender como funciona o Centro Integrado de Operações Aéreas e quando o helicóptero da SSP é acionado, os participantes foram instruídos pelas equipes já mencionadas, quanto aos cuidados que a população deve ter para garantir a segurança dos voos que chegam e partem do local. Os riscos podem ser ocasionados tanto pelo grande número de aves que sobrevoam as proximidades do aeródromo, principalmente pelo excesso de lixo descartado pelos moradores em lotes abandonados nas proximidades, pelas pipas soltadas pelas crianças e também pelo uso de raios lasers.

Ações futuras serão realizadas pela Infraero com a participação do Ciopaer e tem como público alvo crianças em idade escolar, visando a conscientização e interação das organizações sociais para que seja evitado situações em que ponha em risco as aeronaves e seus ocupantes.

Infraero convida Ciopaer a orientar população sobre segurança de voo na capital

Fonte: Por Yago Modesto / Governo do Estado.