GTA de Pernambuco resgata três banhistas na Praia do Paiva
22 de outubro de 2016 1min de leitura
22 de outubro de 2016 1min de leitura
Pernambuco – Para mais um salvamento, o Falcão 02 foi acionado, na manhã do dia 16/10, para realizar mais uma missão de resgate e Salvamento. Os Banhistas E.S (6 anos), Guilherme da Silva (18 anos) e Solange Gomes de Vasconcelos (52 anos), tomavam banho de mar na Praia do Paiva, quando foram surpreendidos por fortes correntezas que os arrastaram para o fundo do mar.
Os Guarda-vidas avistaram os banhistas em local de perigo e logo perceberam que estavam se afogando. De imediato acionaram o apoio do Grupamento Tático Aéreo.
A equipe de serviço formada pelo comandante Nadjan Araújo (Comissário Especial), o copiloto Ten PM Siqueira e os operadores aerotáticos Sgt PM Soares, Cb PM Hélio e Cb PM Américo decolaram para o local. Após a chegada, a aeronave foi posicionada em voo pairado, próxima das vítimas, quando os tripulantes saltaram do helicóptero para resgatá-las.
“O Empenho, agilidade e capacitação técnica de toda a equipe foram fundamentais para o sucesso da missão. São nesses casos em que os helicópteros fazem a diferença, produzindo um resultado satisfatório. Três vidas foram salvas em menos de 10 minutos”, disse o comandante da aeronave, Nadjan Araújo.
O local de perigo
Pesquisas feitas em diferentes pontos do litoral brasileiro apontam que a correnteza é a principal causa de afogamentos na praia. Em mais de 80% dos casos, a corrente que provoca esses acidentes é a que puxa para fora da praia, perpendicular à orla, chamada pelos especialistas de “corrente de retorno”.
Esse fluxo é formado pela água das ondas, depois que elas arrebentam. A água que se acumula na beira da praia volta para o mar e, com isso, cria uma corrente nessa direção.
Os fatores que determinam essas correntes são muito localizados, por isso é impossível dizer que uma região do Brasil tenha tendência maior ou menor a apresentá-las. Elas dependem do volume das ondas, dos ventos e da topografia.
GTA-PE.
Enviar comentário