Bahia – O Farol da Barra, um dos principais cartões postais de Salvador, teve mais uma atração neste domingo (27), desde o começo da manhã, quando membros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), começaram uma exposição de peças, equipamentos e acessórios de trabalho, além de várias demonstrações de salvamento. Durante a manhã, o grupamento teve que fazer atendimento a um afogamento real, em uma praia do Litoral Norte.

Helicóptero ficou em exposição ao lado do Farol da Barra (Foto: Divulgação/Graer)

O objetivo foi mostrar ao público, a importância do Graer dentro da sociedade e as suas atividades no dia a dia, que vão além do combate ao crime organizado. Houve demonstração de salvamento marítimo, quando uma pessoa foi resgatada de uma área crítica a cerca de 300 metros do Farol da Barra e deixada ao lado do monumento.

Para essa operação, os militares usaram um helicóptero que ficou a poucos metros da área, enquanto um dos militares desceu para fazer o resgate e preparar a suposta vítima. A seguir, ela foi içada até um ponto seguro, onde houve simulação de atendimento.

Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Os visitantes estão, também, podendo conhecer a história e entender a atuação do Graer, ver aeronaves, viaturas, equipamentos e materiais. Um helicóptero do grupamento ficou pousado bem próximo ao Farol da Barra, permitindo às milhares de pessoas que passam pelo local desde cedo, conhecer mais de perto o equipamento.

A exposição faz parte da programação da “Semana do Graer”, que comemora 10 anos do Grupamento Aéreo da Polícia Militar.

Salvamento real

Enquanto um grupo fazia exibição com simulações no Farol da Barra, outro grupo teve de atuar no resgate a dois homens que se afogaram em Barra do Pojuca, litoral Norte da Bahia. Um deles foi levado para a areia da praia, onde guarda-vidas usaram técnicas de reanimação. Não há informação sobre o estado de saúde ou identidade das vítimas.

Helicóptero ficou em exposição ao lado do Farol da Barra (Foto: Divulgação/Graer)

 

Fonte: Agora na Bahia e Correio 24horas.