Esquadrilha Pégasus transporta garoto de Minas para São Paulo para transplante de fígado
08 de setembro de 2016 2min de leitura
08 de setembro de 2016 2min de leitura
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo (Btl RpAer), foi acionada no dia 06/09, por volta das 11:00, para prestar apoio a um menino de 14 anos, morador da cidade de Bom Jesus do Amparo/MG e paciente de Câncer do Hospital A.C Carmargo Câncer Center, localizado na cidade de São Paulo/SP. O garoto necessitava realizar transplante urgente de fígado.
O contato com a Unidade foi feito pelo seu tio, Sr. Heberth, alegando que teria sido informado pelo hospital paulista que havia um fígado disponível para transplante imediato e que para tanto era necessário a presença do paciente no hospital até as 15:00 daquele dia.
Segundo o Sr Heberth, a família realizou inúmeras tentativas, em várias empresas aéreas, visando a compra de passagens aéreas para o transporte de Gabriel, contudo os horários disponíveis não atenderiam ao estipulado pelo hospital. Diante do complicado quadro, a família vislumbrou na Polícia Militar de Minas Gerais uma forma de salvar a vida de Gabriel.
De imediato, a Unidade acionou o Comando da Instituição que autorizou a utilização de um helicóptero Esquilo AS-50 B3 – Pégasus 14 – para transladar o menino Gabriel da cidade de Bom Jesus do Amparo, interior de Minas, para o Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte, onde então embarcou no avião King Air C-90 da PM – Pégasus 12 – para deslocamento imediato até a cidade de São Paulo.
Em menos de duas horas do acionamento, foi possível deixar Gabriel sob os cuidados médicos do hospital A.C Camargo Câncer Center para a realização da cirurgia de transplante de fígado.
Segundo o tio do paciente, Sr. Heberth “…a Polícia Militar foi a única forma que encontraram para resolver o problema e salvar a vida de Gabriel, que estava na fila de transplantes há meses”.
O Ten Cel PM Rodrigo Sousa Rodrigues, comandante do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo, disse que a missão aconteceu com rapidez e efetividade graças às equipes de asas rotativas e fixas que estavam preparadas e disponíveis para o serviço. “Saliento a importância do profissionalismo e capacidade dos militares sob meu Comando, sempre prontos para atender o povo mineiro nas mais diversas demandas”, afirmou o comandante.
Fotos: Divulgação.
Enviar comentário