Corpo de Bombeiros participa de testes de equipamento de segurança da Rio 2016
25 de maio de 2016 1min de leitura
25 de maio de 2016 1min de leitura
Rio de Janeiro – A Coordenadoria de Veículos Aéreos Não Tripulados (COVANT) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participou, entre os dias 23 e 24 de maio, de testes de sistema de bloqueio de sinal a possíveis drones que possam entrar no espaço aéreo durante os Jogos Rio 2016.
O treinamento aconteceu na Escola de Equitação do Exército, no Rio de Janeiro, e contou também com a participação da Aeronáutica, da Marinha, da Associação Brasileira de Multirrotores, dentre outros representantes de entidades públicas, de empresas nacionais e americanas, além do Exército Brasileiro.
O sistema de defesa contra drones cria uma espécie de “redoma de proteção” em torno dos locais de competições e das áreas que serão consideradas restritas. No momento em que o veículo não tripulado entra nesta área protegida, ele perde o contato com seu rádio transmissor, entrado em modo de segurança e pousando.
Outra ferramenta que será utilizada é um software que tem a finalidade de monitorar os drones em operação dentro de um determinado espaço aéreo, identificando, assim, aqueles que não estão autorizados a operar.
– Os drones, mundialmente, estão sendo empregados em diversas finalidades e, infelizmente, para algumas mal-intencionadas. Nosso país será o centro das atenções durante as Olimpíadas, principalmente o Rio de Janeiro. Então, temos que nos preparar para qualquer tipo de ameaça – ressaltou o coordenador da COVANT, tenente-coronel Rodrigo Bastos.
CBMERJ.
Enviar comentário