No dia 21/06, representantes da Polícia Militar de São Paulo, da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro participaram de reunião no Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, Rio de Janeiro, para tratar sobre regras específicas que possibilitem o uso seguro do espaço aéreo pela forças de segurança.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, no final de 2015, institui um Grupo de Trabalho para estudar o assunto e propor requisitos básicos de utilização desses equipamentos na Corporação e analisar sua viabilidade técnico-jurídica.

decea

Representantes desse Grupo de Trabalho da PM de São Paulo estiveram no DECEA, dentre eles, o Ten Cel PM Paulo, Ten Cel PM Biagioni, Cap PM Terra e Cap PM Leomar. Representando a Polícia Militar da Bahia, o Cap PM Arlindo Bastos e representando o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, o Ten BM Buxbaun.

O Grupo foi recebido pelo Brigadeiro Luiz Ricardo e pelo Cap Av. Habenfeld. Durante a reunião foi feita uma apresentação pelo Cap Av. Habenfeld dos trabalhos na área de aeronaves não tripuladas de responsabilidade do DECEA.

Após a apresentação, ficou ajustado entre os participantes, o estabelecimento de acordos operacionais para o trabalho conjunto e elaboração de normatização específica dos VANTs para uso das forças estaduais de segurança pública e defesa civil do Brasil.

Atualmente, muitos trabalhos científicos e técnicos estão sendo realizados pelas Polícias e Corpos de Bombeiros Militares sobre a importância do uso desses equipamentos na segurança pública e na defesa civil. Com custos operacionais mais baixos apresentam resultados relevantes para a proteção e monitoramento.

Para que haja investimentos nessa área é importante que a normatização aconteça e permita, com segurança, o uso do espaço aéreo, viabilizando o uso dos VANTs na Segurança Pública.

Foto: Divulgação.