Ceará – Uma aeronave da CIOPAER foi acionada neste domingo, 19, para a cidade de Tauá, para conduzir até Fortaleza, uma criança de 3 anos que foi picada por uma cobra na fazenda do agropecuarista Dr. Joel Alexandrino (pai do garotinho), situada próxima ao aeroporto desta cidade.

Havia uma grande preocupação por parte das autoridades do setor de saúde de Tauá com relação ao caso, pois atualmente o município não dispõe do soro antiofídico.

9f197eb575

Sobre o assunto, a Coordenadora da 14ª Célula Regional de Saúde de Tauá, Dra. Dulce, em entrevista à Rádio Difusora dos Inhamuns, alertava a população da zona rural dos municípios da região, para se prevenir contra ataques de cobras venenosas, pois atualmente não há disponibilidade do soro antiofídico nessas cidades.

Segundo informou, o soro antiofídico usado em pacientes picados de cobras está em falta em vários estados, porque os laboratórios não estão conseguindo produzir o antídoto. “O produto está em falta até mesmo nas farmácias particulares”, disse a Dra. Dulce.

No caso de hoje, foi necessário o acionamento do helicóptero da CIOPAER, que pousou em Tauá por volta das 14:30h no Quartel do Corpo de Bombeiros, situado no Aeroporto local e fez a transferência do menino para um hospital da capital. O garotinho foi transportado do Hospital até o Aeroporto, onde o helicóptero aguardava, em uma ambulância de Resgate do Corpo de Bombeiros e durante o trajeto teve o acompanhamento da equipe médica do Ciopaer.

de39eab821

Segundo informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros de Tauá, o menino passa bem e recebeu todos os cuidados e antes de decolar, tomou o soro antiofídico no Hospital e seu quadro clínico evolui positivamente no Hospital em Fortaleza.

O bombeiro Alexandre Caldas escreveu a seguinte mensagem em uma rede social: “Operação conjunta do Corpo de Bombeiros com o Ciopaer, tudo como planejado e, graças a Deus, o Pedrinho, filho do Seu Joel, já está bem melhor em Fortaleza. Saiu aqui do nosso quartel no helicóptero por volta de 16:45h, depois de ja ter tomado o soro antiofídico. Altamente gratificante ter contribuído pra que fosse salvo a vida do garotinho“.

Fonte: Blog do Wilrismar, por Wilrismar Holanda/Lindon Jonhson.