Equipe aeromédica do Águia 4 apoia bombeiros em desabamento de igreja e resgata vítima
17 de junho de 2016 2min de leitura
17 de junho de 2016 2min de leitura
O Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo apoiou o Corpo de Bombeiros, equipes do GRAU e SAMU em desastre ocorrido no dia 15/06 em Diadema, região metropolitana de São Paulo.
Uma igreja evangélica, situada na Rua dos Jacarandas, no Jardim Eldorado, desabou durante a tarde. Para o local decolou o helicóptero Águia 4 com equipe médica e lá permaneceu por mais de 12 horas ajudando no desastre (desabamento) em Diadema.
A equipe aeromédica do Águia 4 chegou no local às 16:00 para ajudar no resgate das vítimas e, as 04:00 da manhã da quinta-feira (16), decolou transportando a vítima para o Hospital das Clínicas em São Paulo.
A vítima, um homem de 23 anos, estava embaixo dos escombros e não conseguiam retirá-lo porque seu pé estava preso. Chegaram a cogitar a amputação, mas a equipe médica o manteve estabilizado enquanto os bombeiros retiravam os escombros. Ele foi retirado e levado ao HC.
Como foram as buscas
Vanda Maria Martins, de 54 anos, foi a última de sete vítimas retirada dos escombros. Dois homens ficaram feridos e foram levados a hospitais, uma criança foi encaminhada a um pronto-socorro e os demais tiveram ferimentos leves.
Seis pessoas ficaram feridas na tragédia, duas delas resgatadas com vida durante a madrugada. As outras quatro foram atendidas ontem nos hospitais da região.
Ao final das buscas, que duraram cerca de 21 horas, os bombeiros mudaram a tática e passaram a trabalhar em silêncio absoluto e colocaram os cães do canil da corporação no local do acidente. Ao todo, três cachorros da raça pastor belga de Malinois trabalharam em esquema de revezamento.
Depois, os cães foram retirados e uma retroescavadeira entrou no terreno. De acordo com os bombeiros, a maior dificuldade encontrada nas buscas foi a retirada dos escombros. Cinquenta homens da corporação trabalharam no local.
Além da vítima resgatada na madrugada do dia 16 pelo Águia 4, a outra, um homem de 44 anos, foi encaminhada para o Hospital Mário Covas. Os nomes deles são Anderson Peres Tiago e Ezequiel Matias, respectivamente. Ambos estão em estado grave, mas, segundo os bombeiros, eles foram levados com consciência para os hospitais.
Mais cedo, outras quatro pessoas foram socorridas: três crianças e um adulto. Algumas receberam ajuda de vizinhos logo após o acidente e duas, dos bombeiros (sendo que uma delas, uma criança, foi levada ao pronto-socorro do Hospital Estadual de Diadema).
Com informações de G1/R7 e Comunicação Social do GRPAe – PMESP.
Fotos: Divulgação Comunicação Social do GRPAe – PMESP.
Enviar comentário