O Senado das Filipinas concordou em aumentar o orçamento proposto de 2016 da Polícia Nacional das Filipinas (PNP) em 11 milhões de pesos para reformar dois R44 comprados em 2009, mas que estão em solo por alguns anos por terem sido motivo de um processo judicial.

A PNP havia adquirido, na verdade, três R44, em 2009, mas foram alvo de controvérsias após a descoberta de que duas destas aeronaves foram compradas usadas e possuíam 498 e 536 horas de voo.

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A terceira aeronave, uma Raven II, foi trazida nova, diretamente da fábrica e na mesma época, mas obteve danos irreparáveis no topo do Monte Bitulayungan em junho de 2013.

Os dois exemplares usados foram fabricados 12 anos atrás, no dia 22 de outubro e 19 de novembro de 2003 – e, isto, com certeza, os coloca necessariamente na situação de inspeção.

Mesmo que o fato de terem ficado por um longo período em solo seja um motivo para inspeção, os seis anos deste processo judicial é sem precedentes, pois a vida útil já havia sido atingida bem antes das horas registradas na estrutura da aeronave.

Inicialmente, a PNP possuía um orçamento de 9 milhões de pesos para o reparo e a manutenção destes dois R44 que foi complementado com outros 11 milhões, atingindo um total de 20 milhões de pesos – cerca de $425.000 dólares – valor que acredita-se ser cerca de 15% menor do que eles precisarão – e isto sugerindo nenhum outro tipo de manutenção para o resto do ano.

Diante disto, a PNP deve ter apenas um R44 em operação nesta época do ano, no ano que vem, e não dois. A menos que reajustem o orçamento mais uma vez.

O jornal local, Philippine Star, também declarou que a PNP está procurando um modelo maior da AirBus para suas operações, observando que ele deve vir no orçamento de 2017 e sugerindo que devem ter adquirido um H145 no lugar de um Bell 412, dois tipos que eles haviam considerado antes, em 2012.

Naquele momento, a lista de compras deles constava “seis helicópteros de utilidade pública bimotores leves com 10 assentos, no mínimo, 9 monomotores de 7-8 assentos e 1 asa fixa com capacidade para 40 assentos”.

Fonte: HeliHub