Sergipe – Para garantir mais segurança à população, o Governo de Sergipe, através do Grupamento Tático Aéreo (GTA/SE), dispõe de duas aeronaves, o “Falcão 01” (helicóptero AS-350) e “Falcão 02” (avião bimotor – Sêneca III). Além disso, Sergipe conta também com equipes de segurança pública especializadas em Operações Aéreas que atuam incessantemente na atividade policial, de resgate e defesa civil.

Em uma atividade tão específica e que envolve tantos riscos, nada pode passar despercebido. Toda esta estrutura é pensada e empregada diariamente para salvar vidas e proteger a sociedade sergipana. É neste ponto que são colocadas em prática, as normas e regulamentações pertinentes ao tema “Segurança de Voo”.

O Major BM Danilo, que é membro do GTA, oficial de Segurança de Voo e piloto de helicóptero, é o responsável pela atividade de prevenção de acidentes aeronáuticos e segurança de voo do grupamento, e comentou sobre a importância do tema na área da aviação policial. Confira!

Major Danilo GTA

O que podemos entender por “segurança de voo”?

Major BM Danilo – Segurança de voo é a segurança operacional (estado aceitável ou abaixo deste, para tal atividade, visando identificar perigos e ter gestão destes riscos) aplicada especificamente à atividade aérea, tendo o objetivo de prevenir acidentes, incidentes e incidentes graves. Para chegar a esse nível aceitável, é preciso todo um planejamento preventivo e corretivo seguindo os padrões e normas das agências reguladoras, antes, durante e após a execução das atividades de operações aéreas. Nesse aspecto, vários elementos essenciais para a obtenção dos resultados são imprescindíveis para o sucesso das missões, independente da motivação da ocorrência, seja ela, aviação policial, de resgate e transporte aeromédico ou defesa civil.

Combate a incêndios - GTA

O GTA atua em quais seguimentos no Estado?

Major BM Danilo – No que diz respeito às operações aéreas, o GTA é o órgão responsável por elaborar todas as operações da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros no âmbito aeronáutico, com o objetivo de cumprir todas as missões designadas pelos comandantes das forças de segurança, além de ser requisitado para apoiar outras instituições. Em todas essas missões, sempre é priorizada a segurança de voo, que por sua vez, também compreende zelar pela suas próprias equipes e órgãos alheios a aviação policial que estejam atuando em parceria com o GTA. Atualmente nossas aeronaves são atuantes em diversas frentes. Entre elas, estão a aviação policial preventiva e ostensiva, combate a incêndios florestais, resgate em locais de difícil acesso, resgate e transporte aeromédico, salvamento aquático, recambiamento de detentos do sistema prisional, escolta e transporte de autoridades e dignitários, missões especiais, dentre outras.

Existem riscos nas missões aeropoliciais do GTA?

Major BM Danilo – Devido à atividade policial ser uma atividade de urgência e emergência, atuando com a máxima de priorizar a proteção da vida, nós podemos afirmar que os perigos estão estão presentes nas nossas missões, sendo riscos gerenciados, considerando a probabilidade e severidade de cada ocorrência em que atuamos. Por esse motivo, nós planejamos as missões com antecedência e em consonância com os rígidos critérios da segurança de voo, sempre tentando minimizar os riscos que se apresentem previamente e durante as operações.

Combate a criminalidade

Qual a particularidade do voo policial ou resgate em Aracaju ou no interior?

Major BM Danilo – Um voo policial ou um voo de resgate em nosso Estado exige muito da equipe, tanto dos pilotos quanto dos tripulantes operacionais. Nessas situações, a legislação permite que a aeronave policial pouse e decole de locais não homologados. Isso, por sua vez, inclui rodovias federais e estaduais, terrenos abandonados, campos ou estádios de futebol ou até mesmo na rua de um bairro qualquer. É evidente que nós seguimos rigorosamente toda a normativa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e também elaboramos nossos procedimentos operacionais padrões, pois eles definem a maneira mais segura para operarmos nas mais diversas ocorrências em condições adversas, onde aeronaves civis não podem em operar. A filosofia de segurança implantada no GTA é: só executarmos aquilo que treinamos, por isso o treinamento é prioridade no Grupamento, porque acontecendo um erro no procedimento as consequências podem ser catastróficas.

Resgate a acidentes de trânsito

Qual mensagem poderíamos passar para as pessoas que tentam se aproximar da aeronave quando em missão de resgate ou intervenção policial?

Major BM Danilo – É importantíssimo deixar claro que as pessoas não devem se aproximar da aeronave durante as operações, em hipótese alguma, esteja ela pousada em qualquer local ou em acionamento. É fundamental, até para os profissionais de segurança pública de outras unidades terrestres, que somente façam a aproximação do helicóptero ou do avião, após prévia autorização da tripulação, visando a prevenção de acidentes e mantendo a prioridade da segurança de voo do GTA Sergipe.

Uma mensagem que poderíamos deixar para reflexão é um exemplo de que como deve ser tratado a segurança na aviação. Por exemplo, nós passamos 15 minutos nessa breve entrevista, passamos 01 hora em uma palestra para falar de segurança de voo, passamos 01 semana para escrever procedimentos de segurança, precisamos de 01 mês para aplicar esses procedimentos, mas basta 01 segundo de descuido para o acidente acontecer.

Patrulhamento

Por Ricardo Pinho​.