Minas Gerais – No dia 16/04, a equipe de serviço da 4ª Corpaer de Juiz de Fora, Base Desconcentrada do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da PM de Minas Gerais,  foi acionada para uma ocorrência de vítima de queda em cachoeira no Parque Estadual do Ibitipoca, local conhecido como “Janela para o Céu”, muito frequentado por turistas pelas belezas naturais.

Inicialmente as informações davam conta que uma mulher de 27 anos que ao tentar saltar o curso d’água escorregou e caiu da cachoeira sofrendo uma queda de aproximadamente 30 metros e encontrava-se em um local de difícil acesso.

salvamento2

O comandante da aeronave, Major PM Juliano e o comandante de operações aéreas, Capitão PM Rocha estabeleceram os contatos com as guarnições de salvamento do Bombeiro Militar e com o médico do SAMU de plantão e em seguida deslocaram-se para a 4ª Corpaer, onde, com a equipe do Pégasus 10 (ST PM Ronald e Sgt PM Domiciano) decolaram para o local da ocorrência.

Com a equipe aérea composta, em 15 minutos de voo estavam no local. Ao sobrevoarem a cachoeira avistaram a vítima caída em sua base. Na sequência fizeram um sobrevoo rápido de reconhecimento e avaliação da cena da ocorrência e constaram que a aproximação direta com a aeronave não seria possível devido a proximidade das rochas e vegetação.

Assim, a equipe decidiu pousar próximo ao local onde estabeleceram contatos com as pessoas e funcionários do parque que relataram o ocorrido. Rapidamente montaram uma rota de descida por rapel até a vítima para avaliarem o seu estado.

salvamento3

Utilizando os equipamentos de salvamento em altura, os Tripulantes Operacionais ST PM Ronald e Sgt PM Domiciano montaram uma rota de rapel que possibilitou a descida até a vítima. Ficou estabelecido que o Ten BM Tristão do Bombeiro e o Sgt PM Domiciano desceriam e fariam o atendimento e imobilização da vítima.

Após a descida os militares, passaram ao atendimento da vítima que se encontrava consciente e queixava-se de dores nas costas e muito frio. O ST PM Ronald juntamente com o Cap PM Rocha desceram a maca, material para imobilização e a prancha tipo SKED para retirada de pessoa em local de difícil acesso pela aeronave.

Após os trabalhos realizados pelo Ten BM Tristão e Sgt PM Domiciano de imobilização completa da vítima, o restante da guarnição aérea entrou em ação. O comandante da aeronave aproximou com a aeronave mantendo a mesma no voo pairado enquanto o Cap PM Rocha ajudava na comunicação, uma vez que o local era de difícil acesso e tinham muitos obstáculos a serem observados. O ST PM Ronald preparou as amarrações e as cordas para descida e retirada da vítima do local. O ST PM Ronald lançou as cordas e o Sgt PM Domiciano fez a amarração final para a retirada da vítima.

salvamento1

Atuando como Fiel, o ST PM Ronald passou a assessorar o Maj PM Juliano que, com muita pericia na pilotagem da aeronave, retirou a vítima e o policial SAR Sgt Domiciano do local.

A manobra utilizada no salvamento foi a Extração Vertical com Maca e trata-se de uma das manobras mais complicadas e difíceis realizadas pelos policias do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da PM.

Após a retirada a vítima foi conduzida até a presença do médico do SAMU para as avaliações mais detalhadas ainda no parque.

Feita a avaliação médica, a vítima foi colocada novamente na aeronave Pégasus 10 e conduzida para a cidade de Juiz de Fora até a Sede da 4ª Corpaer, onde foi repassada para a Unidade de Suporte Avançado (USA) e conduzida até o Hospital Santa Casa de Misericórdia, onde permaneceu em observação e não corre risco de morte.

Mais uma missão bem sucedida!

Confira o vídeo completo do salvamento: