Rondônia – Em 30 dias, o Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) realizou 32 voos, destes 20 foram para realizar patrulhamento em Porto Velho.

Essas atividades de suporte com apoio a ocorrências com acionamento pelo Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) resultaram num saldo eficiente: foram recuperados 13 veículos, uma arma apreendida e 12 pessoas detidas.

Em média, a aeronave voa 40 horas por mês. Com base nos registros foram executadas, no ano passado, 212 missões, no apoio a operações policiais, missões de órgãos federais e estaduais, salvamento, transporte de equipes médicas e monitoramento, atendendo a 13 municípios, além da capital.

Noa

As atividades realizadas em 2015 em Porto Velho de suporte em operações de fuga, cumprimentos de mandados de busca resultaram na detenção de 43 pessoas, apreensão de 14 armas e 41 veículos.

A Aviação de Segurança Pública teve inicio no Estado de Rondônia com o Núcleo de Aviação de Segurança Pública – NAvSegP, sendo criado através da Portaria nº 009/10-GAB/SESDEC, de 04 de fevereiro de 2010.

O NAvSegP teve o seu nome modificado para Núcleo de Operações Aéreas – NOA, através da Portaria nº 064/12-GAB/SESDEC, de 21 de Maio de 2012, e fica diretamente subordinado à Gerência de Integração de Segurança Pública – GISP, da SESDEC, do Estado de Rondônia.

O propósito do NOA é modernizar as atividades operacionais da Segurança Pública que utilizam os meios aéreos, visando a manutenção da ordem pública, a interação da sociedade e a melhoria da qualidade nos serviços prestados a polícia militar, civil, entre outros órgãos, atuando como apoio.

Nesta semana, a aeronave As3502B2 (Esquilo) Falcão 2, ao prestar patrulhamento na capital, foi acionado para dar apoio as viaturas que tentavam localizar uma motocicleta Titan Vermelha de Placa OHV 9377 que havia sido roubada próximo a Vila Princesa, na BR 364. O veículo foi localizado em um matagal, um foragido da Justiça foi preso.

A vítima identificada por Antônio Candido de Souza foi resgatada pelo grupamento aéreo, após ser encontrado vagando na estrada. No local, abordo da aeronave, ele parabenizou a ação e a eficiência policial.

Ele contou a polícia, que dirigia pela rodovia quando foi abordado por dois elementos armados em uma motocicleta. Ele foi fechado tendo que entregar o veículo. Os criminosos seguiram sentido Vila Princesa.

“O helicóptero é uma excelente ferramenta de combate ao crime, ele facilita a localização de áreas e veículos suspeitos. É rápido e permite manobras em espaços pequenos. Assim ganhamos mais tempo e eficiência nas ações de segurança”, afirmou o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia, por Márcia Martins.
Foto: Arian Oliveira.