Cap PM Marcus Vinicius BARACHO de Sousa
Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PMESP

Andando pela Base, constato o trabalho de pessoas anônimas, silenciosas que sequer chegam a fazer um voo na Organização em que atuam.

São os que fazem voar, não usam macacão de voo, não aparecem nos noticiários e nós mesmos, esquecemo-nos deles em alguns momentos.

Fotolia_18715777_XS

Funcionários de nossas OASP que cuidam das finanças, dos processos de apoio, da manutenção de nossas aeronaves, da logística organizacional, da manutenção de nossas instalações e não há uma simples caneta ou lápis, que não seja fruto desse empenho e que nem sempre recebe o devido reconhecimento.

Lembro-me de uma senhora, muito simples e de muita sabedoria, que cuidava das nossas instalações. Era interessante a conversa com ela, pois, com seus 60 anos de idade, sempre havia algo interessante e instrutivo em suas palavras.

Um dia percebi que a referida Senhora, orientava uma nova funcionária, e pude ouvir suas recomendações à nova colega. Em tais orientações estavam nítidas as preocupações com a segurança e manutenção da área de acesso às aeronaves, mantendo-as limpas e livres de obstáculos, para fins de permitir a rápida saída da tripulação, em direção aos helicópteros no pátio.

Ninguém havia lhe ensinado nada, talvez, poucos a percebiam. Fiquei impressionado com sua atitude, pois, conseguia entender a importância de seus afazeres, para o desenvolvimento seguro do nosso trabalho e assim, nos oferecia sua dedicação e contribuição.

Compreendi que sua tarefa não era simples, mas tão importante quanto a minha, e sem o apoio dessa servidora, com certeza meu desempenho nas missões aéreas seria afetado.

Gestor e colaborador das OASP olhem em volta! Quantas pessoas trabalham ao seu lado, e viabilizam um ambiente saudável, favorável e seguro à execução de suas operações?

Lembre que quando uma aeronave decola, leva junto o fruto do trabalho de vários colegas, que não voam conosco, mas estão lá ao nosso lado, a cada missão, a cada decolagem, a cada pouso.

SÃO AQUELES QUE FAZEM VOAR.

Bons voos, com boa gestão!