Pará ganha reforço na segurança pública com aquisição de helicóptero biturbina
22 de janeiro de 2016 2min de leitura
22 de janeiro de 2016 2min de leitura
Pará – Um helicóptero biturbina modelo EC 145 é o mais novo investimento da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) para fortalecer o combate à criminalidade e o atendimento aeromédico na região do Xingu, área de influência da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Avaliado em R$ 50 milhões, o helicóptero beneficiará diretamente 11 cidades, entre elas Altamira, Anapu, Brasil Novo e Vitória do Xingu. Foram entregues ainda um caminhão-tanque e outros equipamentos de auxílio à aeronave.
O equipamento foi apresentado oficialmente na tarde de quinta-feira, 21, durante cerimônia na sede do Grupamento Aéreo da Segup (Graesp) com a presença do secretário de Segurança Pública, Jeannot Jansen, do presidente da Norte Energia S/A, Duilio Diniz de Figueiredo, além de dirigentes de instituições vinculadas à Segup, executivos da empresa construtora da hidrelétrica e representantes do Graesp.
A aeronave foi adquirida mediante cooperação técnico-financeira firmada em 2011, entre o governo do Estado e a Norte Energia S/A, empresa responsável pela construção e operação da UHE Belo Monte. Além da aeronave, a Norte Energia entregará à Segup um caminhão-tanque de combate a incêndio e um conjunto de equipamentos que acompanha o helicóptero, dentre os quais um guincho de salvamento e um dispositivo motorizado para movimentação da aeronave.
De fabricação alemã, o helicóptero foi adquirido nos Estados Unidos e tem capacidade para transportar até 11 passageiros, incluindo equipe médica e pacientes, em casos de atendimentos aeromédicos. Também permite assistência a múltiplas vítimas, já que dispõe de amplo espaço interno e é dotado de uma mini UTI.
Considerado um dos mais modernos helicópteros para missões policiais por suas especialidades para operações de combate, que incluem maior potência do motor, alcance e autonomia de voo (3’30”), o EC 145 ainda poderá dar respostas rápidas a ocorrências como os assaltos a bancos. O modelo é dotado de dispositivo para vôos noturnos e por instrumentos, farol de busca com infravermelho e guincho elétrico para içamento de até três pessoas simultaneamente.
O tempo de voo no trajeto entre Belém e Altamira feito por helicóptero comum é de 2h10. Com o EC 145, esse deslocamento diminui em 30 minutos. Os Estados do Maranhão, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais já contam com equipamentos similares na aviação governamental.
Graesp – O Grupamento Aéreo de Segurança Pública atua em ações de policiamento na capital e no interior, mas também em resgates e salvamentos em regiões como do Marajó e do Caeté. Dentre as atividades, as equipes do Graesp atuam na localização de criminosos, vigilância ambiental e no combate a crimes ecológicos e queimadas.
Vídeo:
http://youtu.be/L95zBsafi54
Fonte: Agência Pará.
Enviar comentário