Batalhão de Operações Aéreas do Bombeiro de Santa Catarina possui novos comandantes de aeronave
01 de janeiro de 2016 2min de leitura
01 de janeiro de 2016 2min de leitura
Santa Catarina – No dia 28 de dezembro de 2015 o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) passou a contar com 02 novos Comandantes de Aeronaves, Capitão BM TÚLIO Tartari Zanin e Capitão BM André Luis Hach PRATTS.
Os dois Oficiais ingressaram na aviação em 2009 onde juntamente com o Capitão BM SANDRO Fonseca (que já é Comandante de Aeronave no BOA) foram aprovados em seleção interna do CBMSC e frequentaram o Curso Teórico de Piloto Privado de Avião e Helicóptero promovido pelo Departamento da Força Nacional de Segurança Pública da SENASP.
Em 20 de janeiro de 2010 o CBMSC passou a contar “serviço resgate aeromédico especializado” prestado pelos ARCANJOS, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio do CBMSC, e a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do SAMU estadual.
O CBMSC participa com os Pilotos e Tripulantes Operacionais e o SAMU, por sua vez, atua com Médicos e Enfermeiros, tecnicamente treinados para o serviço aeromédico, realizando assim uma parceria que salva vidas, totalizando mais 4.100 ocorrências atendidas.
Os referidos Oficias BM realizaram o curso prático de piloto privado e curso teórico de piloto comercial na Escola de Aviação de Asas Rotativas (EACAR) em Curitiba, sendo posteriormente submetidos ao PROGRAMA DE ASCENSÃO TÉCNICA (PAT) dos Pilotos da Unidade, passando por 5 fases distintas de treinamento (ALFA até ECHO), as quais visam qualificar os Pilotos de Helicóptero a serem Comandantes de Aeronaves de resgate aeromédico especializado, com duração média entre 5 a 6 anos.
Ainda de forma paralela o BOA firmou parceria com o IBAMA, pelo qual disponibiliza seus Copilotos para adquirirem experiência voando nas aeronaves do IBAMA em missões de proteção a fauna e a flora, onde os Pilotos podem vivenciar esta experiência por mais de 100 horas de voo.
Atualmente com mais de 550 horas voadas por cada Oficial e tendo cumprindo integralmente o PAT e o PTO, o Cap BM Túlio e o Cap BM Pratts assumem o Comando das Aeronaves ARCANJOS Helicópteros em Santa Catarina, tendo a responsabilidade de conduzir em segurança estas aeronaves que voam pela vida.
Hoje, o BOA do CBMSC conta com 02 Helicópteros Esquilo e 01 avião em operação (C 210), e em 2016 entrará em operação o avião Arcanjo 04 (C206).
A Unidade Aérea possui 07 Comandantes de Aeronaves e 11 Copilotos. No decurso de sua existência, o BOA formou 04 turmas do Curso de Tripulante Operacional, 01 turma do Curso de Apoio Solo e 01 turma do Curso de Padronização Inicial para Integrantes das Equipes de Saúde do Serviço Aeromédico com Asas Rotativas.
Isto só foi possível pois o BOA zela pela padronização de suas atividades por meio de Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) e pelo apoio técnico a outras Unidades Aéreas do Brasil, compartilhando conhecimentos, propiciando crescimento de forma segura para servir a sociedade.
Todas as ocorrências atendidas pelos ARCANJOS podem ser acompanhadas em tempo real pelos Twitters:
@ARCANJO_01 – Helicóptero sediado na 1ª CBM de Florianópolis;
@ARCANJO_02 – Avião sediado na 1ª Companhia de Florianópolis;
@ARCANJO_03 – Helicóptero sediado na 2ª CBM em Blumenau.
Enviar comentário