GTA/SE garante transporte de pacientes durante o Natal
31 de dezembro de 2015 2min de leitura
31 de dezembro de 2015 2min de leitura
Sergipe – No Natal celebramos a vida, o nascimento do menino Jesus. Para o Grupamento Tático Aéreo de Sergipe (GTA), a data tem um significado mais do que especial, pois este é o 3º ano consecutivo em que o Falcão 01 (helicóptero do GTA) atua durante o feriado salvando vidas.
No dia 24, o Grupamento foi acionado pela Central de Regulação do SAMU em Sergipe, para remoção de paciente grave procedente do município de Poço Redondo, a cerca de 170km da capital. Prontamente a aeronave foi configurada como UTI aérea e se deslocou para o interior com dois pilotos e médico (GTA) e enfermeiro (SAMU) para a realização de transporte aeromédico. Na ocasião, a vítima de acidente automobilístico, O.S.G. de 21 anos, apresentava trauma crânio encefálico grave e politrauma.
Já no dia 25, o Falcão 01 com equipe aeromédica realizou a remoção do paciente W.F.S, de 20 anos, vítima de acidente de moto, politraumatizado em estado gravíssimo.
A missão teve início no final da tarde quando a aeronave decolou para o município de Canindé do São Francisco, a cerca de 190km de Aracaju.
Ambas as vítimas foram estabilizadas e heli- transportadas para a capital, onde na chegada foram acolhidas pelas equipes do SAMU e removidas para a área vermelha do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
O médico do GTA, Capitão Rodrigo Bicudo, participou das duas missões durante o Natal. “Independente de dia e hora, todos nós do Grupamento estamos de prontidão 24 horas por dia e nos sentimos realizados por saber que nosso papel foi cumprido com excelência.
Um destes pacientes apresentava escala de coma de Glasgow 03, para se ter uma ideia esta escala que mede o nível de consciência, varia de 03 (coma profundo) a 15 (nível normal), o que é clinicamente difícil de reverter, mas não é impossível, por isso nós investimos no paciente. Para o GTA toda vida é importante”, comentou.
O coordenador do serviço, Vírgilio Dantas, também falou sobre o resgate. “Nós atuamos em apoio as unidades dos serviços de urgência, sejam equipes policiais, do corpo de bombeiros ou mesmo o Samu. O fato deste ano ser o 3º ano consecutivo que o GTA atuou durante o feriado de natal, apenas ratifica o compromisso que a Secretaria de Segurança Pública, através do GTA, tem com a população. Nossa prioridade é a vida”, afirmou.
Dependendo do nível de gravidade e da necessidade do emprego das unidades aéreas, o acionamento das aeronaves também podem ser feitos pelo Ciosp, após contato pelo número de emergência, 190.
Fonte: Ascom/GTA
Enviar comentário