Alagoas – O momento foi um misto de alegria, realização e saudade. Na manhã do sábado (7), a Secretaria de Estado da Segurança Pública encerrou o Curso de Tripulantes Operacionais 2015 com solenidade ocorrida no Hangar do Estado, no Aeroporto Zumbi dos Palmares.

O curso capacitou policiais civis e militares de Alagoas e também do Acre, Rondônia, Paraíba e Paraná que, a partir de agora, estão preparados para defender a sociedade por meio de patrulhamento aéreo.

20151108154400 (1)

O secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto lembrou o marco para o Aéreo, no Governo Renan Filho.

“A satisfação hoje é imensa. Vê-los aqui, após os momentos trágicos vivenciados pelos que integram esse grupamento significa que os senhores são corajosos e decididos guerreiros. Ainda precisamos melhorar muito, mas, enquanto secretário, tenho que ressaltar alguns avanços e o importante passo dado pelo governador Renan Filho, que foi criar, oficialmente, o Grupamento Aéreo de Alagoas”, discursou Gaspar.

20151108154400A criação do Grupamento Aéreo, segundo o secretário, motiva e engrandece todos os profissionais policiais civis e militares e do Corpo de Bombeiros que o integram.

O chefe especial do grupamento, coronel BM André Madeiro, falou de laços criados, de ensinamentos permanentes e de vitória.

“Aqui, não acontece a formação de tripulantes apenas, mas de melhores seres humanos. Formamos uma família. Os senhores já são vitoriosos, saíram das suas casas, deixaram pais, esposas, namoradas, filhos para trabalhar um futuro com mais um sonho. Muito têm pela frente. Nada é fácil e peço que os familiares compreendam sempre mais. Tenham sorte, porque coragem já demonstraram. E voem para fazer o bem”, conclui o coronel.

De diversos lugares vieram familiares, em especial, a esposa do sargento Moura, falecida recentemente em decorrência de uma parada cardíaca foi homenageada. A turma do curso recebeu o seu nome em memória.

Homenageados também foram os sargentos instrutores do curso sob comando do capitão BM Felipe Dórea com apoio do capitão BM Emílio, além dos sargentos Valter e Domingos; e Cabo Copérnico.

SSP materias -23- -580x326

Os alunos chegaram ao evento com gritos de guerra e também fizeram a oração dos tripulantes. O soldado PM Ramos, de Alagoas, foi o orador da turma. Durante sua fala foi pedido um minuto de silêncio pelo amigo que morreu. Ao tempo que um banner com sua imagem foi exibido.

Vale salientar que o Curso de Tripulantes Operacionais 2015 aconteceu em parceria e supervisionado pelo Núcleo de Ensino da SSP/AL. Mas, contou com vários colaboradores até o final.

large

In memorian

Um dos momentos mais emocionantes do encerramento do curso foi o da lembrança dos mortos na tragédia da queda do helicóptero, em 23 de setembro último, o major BM Milton, o capitão PM Assunção e os soldados PM Moura e Melo.

Fonte: Agência Alagoas, por Dulce Melo.