GAM da PM do Rio investe em tecnologia para os Jogos Olímpicos de 2016
20 de outubro de 2015 2min de leitura
20 de outubro de 2015 2min de leitura
Rio de Janeiro – O Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar (GAM) tem investido em tecnologia para atuar nos Jogos Olímpicos, que acontecem a partir do dia 5 de agosto de 2016. Um sistema de imagens aéreas e duas aeronaves bimotoras (EC145) foram adquiridos pela unidade especializada. O GAM também tem aperfeiçoado o treinamento de pilotos, mecânicos e tripulantes operacionais.
O Sistema de Imageador Aéreo é um dos destaques. Já utilizada na Copa das Confederações, a tecnologia de ponta permitirá o monitoramento da escolta de deleções e da entrada de autoridades nas competições. O sistema poderá ser usado ainda em operações nos arredores de acessos aos estádios e áreas olímpicas, realizadas em parceria com os batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope), de Choque e de Grandes Eventos.
A ferramenta tecnológica é composta por duas câmeras que captam as imagens das áreas, que são lançadas para três antenas localizadas no 31º BPM (Barra da Tijuca), na Ilha Rasa (na região de Copacabana) e no Abrigo Santo Cristo (nas proximidades da Avenida Brasil e do Complexo do Alemão).
O sistema faz com que as imagens cheguem ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), ao Quartel Geral da PM ou a qualquer ponto com internet. Há ainda acessórios como receptores portáteis, que complementam o imageador aéreo.
– O sistema é composto basicamente por câmeras acopladas às aeronaves, transmissores e antenas que captam as imagens em pontos diferentes da cidade e convertem-nas por sinal de internet. O equipamento faz com que consigamos as imagens de localizações em tempo real. Nossos cinco helicópteros Esquilo já usam estas câmeras. O material foi repassado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos, e também houve parceria do Inea – disse o comandante do GAM, coronel Miguel Francisco Ramos Junior.
Novas aeronaves
Os dois novos helicópteros que estão sendo adquiridos pelo Estado devem chegar até dezembro. As aeronaves contarão com acessórios como farol de busca, óculos de visão noturna e guincho. Dez pilotos já foram treinados nos Estados Unidos.
A unidade está solicitando ainda ao Ministério da Justiça a ampliação do sistema aéreo de imagens já adquirido. Com o chamado Uplink, o grupamento poderá transmitir, por meio das aeronaves, imagens geradas por tropas no solo para centros de comando e controle.
Fonte: Imprensa Gov. RJ.
Enviar comentário