Formação técnica básica para a Aviação Civil: Relação entre a preparação de brasileiros e europeus
24 de outubro de 2015 1min de leitura
24 de outubro de 2015 1min de leitura
VÁGNER SOUZA
A operação de aeronaves é uma atividade de grande risco e de altíssimo custo, para tanto necessita de mão-de-obra muito especializada e de alto padrão em sua manutenção.
A formação desta mão-de-obra, ou seja, dos mecânicos aeronáuticos aqui no Brasil é regida por regulamentos da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), os quais diferem dos regulamentos europeus que seguem as severas exigências da EASA (European Aviation Safety Agency).
Este estudo procura demonstrar através de revisão bibliográfica dos regulamentos para aviação civil e pesquisas junto as instituições de formação básica aeronáutica, o diferencial entre as duas formações, e após elucidadas aquelas diferenças, evidenciar onde as escolas brasileiras de formação técnica aeronáutica poderiam melhorar os serviços prestados.
Uma vez que os técnicos europeus são muito respeitados mundialmente, entende-se que a formação daqueles são de elevado nível, oriundos de cursos com harmonizados planos pedagógicos, suficientes cargas horária e alinhados com a constante evolução das tecnologias das aeronaves e tendências de novos sistemas de segurança de voo, o que nos seria um bom modelo.
Destarte, através desse comparativo de formação básica para técnicos da aviação civil, pode-se demonstrar os diferenciais entre os cursos brasileiros e europeus, e a partir de então sugerir onde destinar esforços e mudanças, com o intuito de nivelarmos a formação de nossos técnicos com o padrão oficial EASA.
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Autor: Vágner Souza foi sargento e mecânico dos helicópteros “Águias” da Polícia Militar de São Paulo, Instrutor Técnico da empresa Helibras. Atualmente é certificado EASA Part-147 para Type Training B1.3 de helicópteros Airbus Deutschland GmbH, Bacharel em Aviação Civil, Pós Graduado em Docência Superior e Examinador delegatário ANAC conforme RBAC 141.
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