Guardião 01 localiza vítimas de assalto a embarcação
05 de outubro de 2015 2min de leitura
05 de outubro de 2015 2min de leitura
Pará – Neste domingo (27), por volta das 13:45 h, o Guardião 01 foi acionado pelo CIOP para atender a uma ocorrência de assalto a embarcação C/M “Costa Neto”, que fazia o trajeto da ilha do Mosqueiro para a Belém.
Segundo informações repassadas pelo Centro Integrado de Operações – CIOp, uma embarcação pequena com três meliantes fortemente armados, tomaram de assalto os tripulantes da C/M “Costa Neto”, onde estavam a bordo quatro homens e uma mulher, conhecida como “Dona Preta”, a mesma não teve seu celular roubado e pode fazer contato com o CIOp, que imediatamente acionou o GRAESP.
A tripulação do Guardião 01, composta pelo Ten Cel PM Bailosa, Cap PM Icassatti, Tripulantes Operacionais Sgt PM Martins e Cb BM Rogério, decolou em direção à praia do Outeiro para tentar localizar a embarcação e os assaltantes, conforme orientação de “Dona Preta”.
Após sobrevoar as margens dos rios próximos, foi possível localizar a C/M “Costa Neto” e seus cinco tripulantes a deriva no rio em frente ao igarapé Tucumaeira. Os assaltantes roubaram os pertences e o motor da embarcação em que estavam.
O Guardião 01 fez um pouso próximo à embarcação e fez o transporte de duas das vítimas até uma guarnição da Polícia Militar em terra, a qual as conduziu até a Delegacia da Ilha do Outeiro para o registro da ocorrência policial.
No retorno para o local onde estava a embarcação, foi possível avistar uma lancha da Marinha do Brasil (Capitania dos Portos) e a lancha “Tapajós”, do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLU), às quais estavam à procura da C/M “Costa Neto”, mas estavam indo numa direção completamente oposta.
O Guardião 01 fez contato com essas embarcações e indicou a direção correta até onde estavam as vítimas. Porém, devido à maré muito baixa, nenhuma dessas embarcações, inclusive a do Corpo de Bombeiros que chegou momentos depois, conseguiria chegar até a margem do rio.
Por conta dessa limitação, três militares do GFLU iniciaram deslocamento à nado até o local onde estavam as vítimas, mas a distância era muito grande. Diante desta situação apresentada, o Guardião fez um pairado próximo a água e dois dos militares embarcaram na aeronave e foram transportados mais rapidamente até o local onde o C/M Costa Neto se encontrava.
O apoio do Guardião 01 foi importante para garantir a segurança e o atendimento dessas vítimas de assalto, bem como no suporte aos outros órgãos envolvidos na ocorrência, em especial aos militares do GFLU.
Mais uma vez que a atuação integrada do vetor aéreo com os outros meios de transporte como nesse caso o “fluvial”, é de fundamental importância para garantir mais segurança a toda população paraense.
Fonte: GRAESP
Enviar comentário