Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo realiza Seminário de Segurança de Voo em Dourados
25 de setembro de 2015 2min de leitura
25 de setembro de 2015 2min de leitura
Campo Grande (MS) – A Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou em Dourados, 17/09, o Seminário de Segurança de Voo, que tem por objetivo a capacitação dos profissionais da aviação para a prevenção dos acidentes aéreos.
Direcionado à comunidade aeronáutica de todo o Estado e realizado em parceria com o Aeroclube de Dourados, o evento que aconteceu no auditório da Câmara Municipal e foi totalmente gratuito e engloba empresas, entidades e profissionais da aviação.
Durante todo o dia foram ministradas por investigadores e especialistas de acidentes aéreos do SERIPA IV, palestras que abordam entre outros assuntos, a legislação e ocorrências aeronáuticas, consciência situacional e processo decisório, manutenção aeronáutica, acidentes aeronáuticos e seus custos e fatores humanos na aviação.
O evento contou com a participação de mais de 100 profissionais da aviação, que já estão inscritos no Seminário. A Câmara de Vereadores de Dourados está localizada na Avenida Marcelino Pires, número 3498, no Jardim Caramuru.
Sobre a CGPA
Criada em 1999, atualmente a CGPA conta com um efetivo de 26 homens e 2 mulheres e desenvolve inúmeras missões no Estado e fora dele, tais como: captura de assaltantes de bancos, apreensões de drogas e armas, resgates aeromédicos em rodovias e em locais de difícil acesso, escolta de presos, transporte de autoridades e policiamento aéreo ao longo da fronteira de Mato Grosso do Sul, que divide o Brasil da Bolívia e do Paraguai.
Atualmente a frota da CGPA é composta por aeronaves de asas fixas, recebidas em doação da Força Aérea (Bandeirante) e da Polícia Federal (Baron e Cessna), e outras depositadas judicialmente pelo Poder Judiciário (Baron e Helicóptero Jet Ranger), e asas rotativas, nesse caso destacando-se o helicóptero de fabricação francesa da Eurocopter, modelo AS350 “Esquilo”, utilizado no policiamento aéreo e resgate, adquirido em 2009 por meio de convênio com o Ministério da Justiça, via Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Com profunda vocação ecológica, realiza ações rotineiras de proteção e policiamento aéreo tanto na Bacia do Paraguai (Pantanal), como na Bacia do Paraná, no controle e fiscalização de incêndios, desmatamento e repressão à pesca e caça predatórias.
Além disso, contribui sobremaneira com a vigilância de nossas fronteiras, combatendo o tráfico de drogas e o contrabando, além de apoiar as ações dos órgãos de controle sanitários, estadual e federal.
Fonte: MS.
Fotos: Chico Ribeiro
Enviar comentário