Conheça o primeiro helicóptero sorocabano
02 de setembro de 2015 2min de leitura
São Paulo – Cercados de expectativa acontecerão os testes iniciais do primeiro helicóptero totalmente montado em Sorocaba. A apresentação oficial ao público aconteceu na sexta-feira (21), quando o Grupo VMF, que investiu cerca de US$10 milhões na instalação de três empresas voltadas a manutenção, montagem e vendas de motores no aeroporto Bertram Luiz Leupolz, realizará evento exclusivo para convidados.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, visitou o hangar da VMF, onde engenheiros e outros profissionais trabalham nos últimos ajustes para o vôo teste do helicóptero, Ele destacou a importância de mais uma empresa de alta tecnologia para a cidade. “Gera emprego de alta qualificação, eleva o nível da mão de obra, gera receita e principalmente projeta ainda mais o nome de Sorocaba”, afirmou.
O ‘helicóptero sorocabano’ tem capacidade para duas pessoas (incluindo o piloto), tem preço estimado em US$329 mil e autonomia de voo para 2h, podendo dobrar a capacidade com pequenas alterações. A previsão é de comercializar aproximadamente cem unidades por ano. Para a solenidade de apresentação, na próxima sexta-feira, são esperados convidados (possíveis clientes) de diversos estados brasileiros, além de São Paulo e também da região.
Eduardo Brizzi, um dos diretores do grupo, revela que os dois primeiros helicópteros montados pela empresa em Sorocaba demandaram cerca de sessenta dias de trabalho da equipe, composta por dezoito pessoas. “Esperamos que, assim que o aparelho entre em linha de produção normal, o volume de aeronaves montadas seja bem maior”, afirma.
O projeto e boa parte das peças utilizadas na montagem do helicóptero foram importados da Rotorway, fábrica dos Estados Unidos. Mas, a aeronave também leva vários itens genuinamente sorocabanos, tais como: cabos, conectores, tubos de corte e solda, além de materiais utilizados no acabamento interno e pintura. Este quesito, aliás, é um diferencial da primeira aeronave da empresa, que leva o prefixo PP-ZVF. Em vez das faixas tradicionais, o modelo de cor mostarda traz uma pintura abstrata assinada por um artista plástico paulistano.
Instalado em Sorocaba há aproximadamente dezoito meses, o Grupo VMF é formado por três empresas que atuam na manutenção, montagem e venda de aeronaves. Uma das empresas atua na montagem e manutenção de helicópteros; uma outra com turbinas de aviões e a última é especializada em manutenção de aviões. Contam atualmente com dezoito profissionais de alta qualificação, como engenheiros aeronáuticos, mecânicos e eletrônicos, além de eletricistas e mecânicos autorizados pela Anac.
Fonte: Prefeitura de Sorocaba. (G1)
Enviar comentário