31 anos desempenhando a vocação de “voar para servir”
19 de agosto de 2015 7min de leitura
19 de agosto de 2015 7min de leitura
Texto alusivo aos 31 anos do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PMESP.
Coronel PM Carlos Eduardo Falconi, Comandante do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar
A Polícia Militar do Estado de São Paulo sempre se distinguiu por estar na vanguarda da modernização, sempre focada no preparo de seus integrantes e na busca da excelência e das melhores práticas, prestando a todos os paulistas um serviço ágil e eficiente com foco na preservação da ordem pública e na garantia de uma convivência social pacífica e harmoniosa.
Neste viés, foi uma das primeiras polícias brasileiras a instituir o serviço policial com uso de aeronaves, contando com a compreensão e apoio dos governantes, que acreditaram, desde o início, na capacidade dos policiais militares e na importância deste serviço para as grandes cidades do nosso Estado.
A vocação na atividade aérea vem do pioneirismo da Força Pública, que já em 17 de dezembro de 1913, portanto, há mais de 100 anos, já criava sua Esquadrilha de Aviação e sua primeira Escola.
Assim, desde a criação, em 15 de agosto de 1984, quando se iniciaram as operações, com apenas um helicóptero, a Aviação da Polícia Militar cresceu, completando agora 31 anos, de maneira que nos dias de hoje, possui uma das maiores frotas de aviação de segurança pública do mundo, com um total de 27 helicópteros e 4 aviões, com projetos já aprovados de aquisição de mais um avião e de mais um helicóptero ainda para este ano.
Com sua sede no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, após longo processo de desconcentração operacional, conta hoje com 10 Bases destacadas, de modo que mais de 85% da população paulista está a menos de 15 minutos de uma das aeronaves da Polícia Militar.
Sedimentou-se, no início deste ano, o serviço aeromédico nas Regiões Administrativas de Campinas e de São José dos Campos, graças à aquisição de duas novas aeronaves, reforçando-se a parceria de longa data entre a Polícia Militar e a Secretaria da Saúde, agora também integrando a este serviço os órgãos de atendimento a urgências regionais, iniciando-se a expansão deste excepcional serviço, já existente na Capital e Região Metropolitana de São Paulo, também ao interior.
Incorporou-se, recentemente, embora ainda em processo de operacionalização, uma aeronave biturbina adquirida através de convênio com a Secretaria do Meio Ambiente, para a proteção das Áreas de Proteção Ambientais Marinhas, impondo-se novos desafios à Aviação da Polícia Militar.
Graças à capacidade técnica e dedicação de nossos pilotos, tripulantes, mecânicos, médicos, enfermeiros e pessoal de apoio, são 31 anos de serviço dedicados exclusivamente à causa pública, cujo aprimoramento contínuo e entusiasmo de seu efetivo, possibilitam retribuir a todos os cidadãos o carinho e admiração que têm pelos “águias”, como são conhecidos.
Ao longo desses anos muitas foram as dificuldades, que somente contribuíram para forjar e fortalecer o caráter da Aviação da Polícia Militar e para ensinar a superar com galhardia os obstáculos. Maiores foram, entretanto, as vitórias e realizações, fontes de estímulo para que esta aviação possa continuar a bem servir esse povo trabalhador e ordeiro, como é a vocação de nossa gente.
O apoio que vem do céu, o voo da vida, é uma rotina diária, ferramenta que dá segurança e esperança, tanto para o cidadão, como para os policiais, quando a situação se mostra crítica.
Com mais de 110 mil horas voadas, realizou até a data de ontem mais de 251 mil missões em apoio a todas as atividades da Polícia Militar, atuando em todo o Estado. Deste total executou mais de 26 mil ocorrências aeromédicas, salvando mais de 6 mil pessoas.
É hoje, portanto, imprescindível no combate à criminalidade e no salvamento de vidas.
Conta hoje com um efetivo de apenas 450 profissionais em todo o Estado, incluindo pilotos, médicos, enfermeiros, tripulantes, mecânicos, pessoal técnico e administrativo, responsáveis por gerir uma frota de 31 aeronaves e 12 hangares, os quais, através de processos inovadores e com a constante busca de quebra de paradigmas, possibilitam a utilização de um número mínimo de pessoas envolvidas na atividade administrativa, vez que a vocação de todos é a atividade operacional.
Reafirmo a missão da Aviação da Polícia Militar em executar operações aéreas de segurança pública, objetivando preservar a vida, proteger o patrimônio e minimizar o sofrimento humano, potencializando todas as atividades da Polícia Militar, constantemente compromissados com a segurança de voo e com o aprimoramento profissional e tecnológico.
Não posso deixar de afirmar os desafios que demandarão novos esforços na busca do “estado da arte” dos serviços decorrentes das atuais demandas que se mostram presentes.
A primeira delas é a expansão planejada, dentro de critérios técnicos, de nossas operações no interior do Estado, incluindo estudos para a expansão do serviço aeromédico, que demandará necessariamente a aquisição de novas aeronaves e equipamentos, formação de profissionais da saúde e especialização na atividade aérea, bem como a readequação da atual Resolução Conjunta com a Secretaria da Saúde, que já está em fase adiantada de elaboração.
A Aviação da Polícia Militar conta hoje com dois centros de manutenção e um centro de treinamento devidamente homologados de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil e busca a sedimentação do Centro de Treinamento com a incorporação de um Simulador de Voo que está em fase final de produção, que foi doado à Polícia Militar.
A Aviação da Polícia Militar busca hoje quebrar mais paradigmas ao inovar em sua gestão operacional, levando o centro de atendimento e despacho para as instalações do COPOM, de maneira a ficar cada vez mais integrado, consolidando sua vocação de órgão de apoio a todas as atividades da Polícia Militar e Defesa Civil.
Também tem como meta a modernização do sistema “olho de águia”, com o objetivo de expandir a tecnologia para todas as bases operacionais, permitindo que o cidadão paulista tenha cada vez mais o uso da melhor tecnologia no combate à criminalidade e no suporte à vida.
Da mesma forma, busca inovar no treinamento de suas tripulações com o uso cada vez mais intenso da tecnologia de simuladores e de programas de treinamento operacional específicos, sempre focado no aperfeiçoamento e uso das melhores práticas de segurança operacional.
Na área de gestão financeira tem como meta a busca de novas formas de aumentar a disponibilidade da frota com o menor custo possível, com estudos já avançados em novas formas contratuais e em novos processos de controle com uso de tecnologia da informação.
Possui também o foco na integração com as demais organizações de segurança pública, incentivando a cooperação entre os entes federativos e colaborando na formação, treinamento e aperfeiçoamento de aeronavegantes nas áreas de segurança de voo, manutenção aeronáutica, operações aéreas e treinamento teórico e prático de voo.
Assim, agradeço a todos os que colaboraram e colaboram para o fortalecimento da Aviação da Polícia Militar, especialmente ao Comandante Geral da Corporação, que hoje faz história como o primeiro piloto a assumir o maior cargo da Polícia Militar, com quem tive imenso orgulho de ter ladeado várias ocorrências a bordo dos águias.
Agradeço a todos os integrantes desta Unidade, sem os quais nada do que foi conquistado seria possível e a quem rendo minhas mais sinceras homenagens. Vocês são a verdadeira alma e os verdadeiros heróis da Aviação da Polícia Militar.
Agradeço também à Marinha do Brasil, ao Exército Brasileiro, e à Força Aérea Brasileira, pelo apoio técnico e preparo dos nossos profissionais, nas mais diversas áreas.
Não poderia deixar de reverenciar os comandantes que nos precederam, cujos exemplos foram e sempre serão fonte de inspiração para alçarmos voos cada vez mais altos e seguros.
Aos nossos familiares que, inúmeras vezes se viram privados de nossas presenças e com os corações apertados a cada decolagem sem destino certo e com uma missão que colocava nossas vidas em risco. Nosso mais profundo agradecimento. Vocês são o verdadeiro motivo de querermos voltar para casa hígidos e íntegros.
Agradeço, em especial, ao nosso Criador por tudo o que nos tem proporcionado: a vida, a saúde, a inspiração e a oportunidade que me dá em comandar esta gloriosa Unidade da Polícia Militar, onde sirvo, entre idas e vindas, há quase 25 anos. Aqui posso, junto com meus companheiros, ser Seu instrumento para levar esperança onde ela já se foi, desempenhando a vocação principal da Aviação da Polícia Militar: voar para servir!
Enviar comentário