Segurança inicia patrulhamento ostensivo aéreo em Cuiabá e Várzea Grande
11 de agosto de 2015 1min de leitura
11 de agosto de 2015 1min de leitura
Mato Grosso – Com o objetivo de mostrar a presença da Segurança Pública de forma preventiva, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) inicia, nesta quinta-feira (06.08), o patrulhamento ostensivo aéreo em Cuiabá e Várzea Grande, nos bairros com maior incidência de roubos e furtos. A ação está prevista no acordo de resultados assinado pelo secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, como um compromisso de governo para os próximos meses e que faz parte do programa Transforma Mato Grosso.
O patrulhamento acontecerá no período matutino, vespertino e noturno, em horários e locais alternados, em diversos bairros de Cuiabá e Várzea Grande. Os bairros foram escolhidos com base no levantamento da Inteligência da Secretaria de Segurança Pública dos locais com maior registro de ocorrências de roubo e furto nas duas cidades.
“A intenção da Segurança é inibir as ações criminosas com o patrulhamento ostensivo aéreo, marcando a presença do Estado de forma preventiva”, destacou o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Henrique Correia da Silva Santos.
Para as ações, serão usados os três helicópteros disponíveis hoje no Ciopaer. Os tripulantes estarão em contato permanente com os batalhões da Polícia Militar, acompanhando o policiamento ostensivo por terra. “O foco é, principalmente, a prevenção de roubos a pessoas e residências em Cuiabá e Várzea Grande”, completou o coordenador.
O secretário adjunto de Ações Integradas da Sesp, coronel PM Joelson Sampaio, explicou que, pelo patrulhamento aéreo, a Segurança consegue abranger uma área geográfica muito maior de observação se comparada a uma viatura. Além disso, os policiais pelo helicóptero conseguem orientar o policiamento por terra, de acordo com o que está sendo verificado pela tripulação da aeronave.
“A tripulação do helicóptero tem um tempo resposta mais reduzido no atendimento da ocorrência, pois consegue acompanhar os criminosos em fuga tanto em carros como em motos e orientar o cerco das viaturas da área”, finalizou o secretário.
Fonte: Agência de Notícias.
Enviar comentário