Avião é utilizado para combater incêndio de área verde na zona sul de Ribeirão Preto
05 de agosto de 2015 2min de leitura
05 de agosto de 2015 2min de leitura
São Paulo – Um incêndio ainda de causas desconhecidas destruiu uma área com 2 hectares próximo à Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira (Anel Viário Sul), em Ribeirão Preto (SP), na tarde desta quarta-feira (29). O fogo levou quase cinco horas para ser controlado devido à extensão do terreno e à dificuldade de os bombeiros chegarem ao local.
O primeiro a perceber as chamas foi o zelador de um condomínio próximo à mata. Ele contou que fazia manutenção em uma cerca elétrica, quando ouviu o barulho das árvores sendo queimadas. “Quando eu subi no muro, já estava quase um metro quadrado em fogo. Eu pedi para o nosso porteiro acionar os bombeiros porque estava se espalhando rápido”, disse.
O Corpo de Bombeiros contou com o apoio do helicóptero Águia e de aviões agrícolas parceiros da Defesa Civil Estadual, que despejaram 5,4 mil litros de água sobre as chamas em três sobrevoos. O capitão Rodrigo Thadeu de Araújo explicou que as equipes também usaram um produto gerador de espuma misturado à água para abafar o fogo e resfriar o local.
“O avião sozinho não combate o incêndio. Na realidade, existe uma coordenação com as equipes de solo. Conforme o avião passa, os bombeiros em terra apagam os pequenos focos”, disse Araújo, destacando que a principal preocupação era evitar que o incêndio atingisse condomínios residenciais próximos ao local.
“Devido ao relevo, o fogo contornou algumas áreas. Um flanco do fogo chegou a uma parte mais distante do terreno, próximo aos pinheiros, e a preocupação das equipes de emergência era justamente não passar para os condomínios”, afirmou.
Ainda de acordo com Araújo, o incêndio foi extinto no fim da tarde, mas equipes permaneceram no local para evitar que pequenos focos reiniciassem as chamas. O local destruído pertence a uma propriedade particular, cujo dono será notificado.
“Nós não sabemos o que deu início, se alguém ateou fogo, ou se foi de causa natural, tendo em vista que o dia foi muito quente, seco, a umidade relativa do ar ficou muito baixa. Inclusive, foi isso que facilitou a propagação das chamas”, disse o capitão. As causas do fogo serão investigadas pela Polícia Civil. Ninguém se feriu.
http://youtu.be/wqeHt2XEqZw
Saiba mais:
Na BRPAe de São José do Rio Preto, ocorreu evento de apresentação e treinamento da utilização de Aeronaves de Asa Fixa no combate a incêndios em área de matas. A chamada Operação Corta-Fogo, é realizada em conjunto pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Policiamento Ambiental.
O evento, que foi realizado pelo 13º Grupamento de Bombeiros de Rio Preto e com o apoio do 9º Grupamento de Bombeiros de Ribeirão Preto, precursor destas operações, contou com a presença do Secretário Chefe da Casa Militar e dos comandantes do 9º GB, 13º GB, 20º GB, 4º Batalhão de Policiamento Ambiental e do Grupamento de Radiopatrulha Aérea, além do efetivo operacional destas unidades, que passou por treinamento.
Fonte: G1.
Fotos: F.L. Piton / A Cidade
Enviar comentário